
Por Juan Lapa
Entre os dias 19 e 21 de novembro, a UNINASSAU Olinda realizou uma série de palestras, homenagens e apresentações em alusão à Semana da Consciência Negra. A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Estudo em Psicologia e Relações Raciais da Instituição de Ensino Superior (IES), com o objetivo de promover reflexões sobre o impacto do racismo na sociedade e valorizar a cultura afro-brasileira.
Foram homenageadas diversas personalidades negras que se destacam na luta pela igualdade e representatividade, entre elas: Regina Célia, Risoneide Nunes, Robeyoncé Lima, Roma Júlia, Tereza França, Tereza Oliveira, Maria de Jesus Moura, Alexsandra Nascimento, Cinthya de Jesus, Eliane Victório, Luz Silva, Patrícia Oliveira, entre outras.
Durante o evento, foram abordados temas como “Histórico da Psicologia Racial e Dança Afro Contemporânea”; “Um Discurso que Tem Cor e Destino: Racismo e Sua Força Inconsistente”; “Mulheres Negras na Política: A Representatividade no Presente e no Futuro”; e “O Negro no Processo Histórico-Político”. A programação também contou com apresentações culturais, como a do grupo de capoeira Malta e da Orquestra de Câmara Alto da Mina, reforçando a conexão entre cultura e consciência social.
“Um evento como esse é fundamental para a nossa reflexão coletiva sobre o impacto do racismo na sociedade. Este momento não apenas promove o reconhecimento da identidade negra, mas também contribui para sua valorização. É nosso dever, enquanto educadores e psicólogos, construir um espaço onde a diversidade seja celebrada e as desigualdades sejam combatidas”, destacou Elza Ferreira, coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Olinda.
O evento contou com o apoio do grupo Mulheres do Brasil Recife e foi realizado no auditório da IES. A iniciativa reafirma o compromisso da UNINASSAU em promover a inclusão e o respeito à diversidade.
Comentários