
Por Juan Lapa
Nesta quinta-feira (27), a UNINASSAU Olinda realiza o evento "Mulher em Movimento", que conta com a inauguração dos projetos Cadeira Vazia e Espaço Seguro e o lançamento do Grupo de Estudo Renascer e a Escuta Ativa Mulher em Movimento. Ele acontece em parceria com a Secretaria da Mulher de Olinda e o Grupo Mulheres do Brasil Recife, às 9h, no auditório da Instituição de Ensino Superior (IES).
O objetivo da Cadeira Vazia é alertar a comunidade acadêmica para o feminicídio e propõe uma cadeira sinalizada com a mensagem do programa em cada sala de aula. Ela representa uma vítima que poderia estar estudando naquele ambiente, mas teve sua vida interrompida. A peça também possui um QR-Code, o qual dá acesso à cartilha informativa sobre o combate à violência contra a mulher, assim como os principais canais de denúncia.
"Cada cadeira representa mulheres que poderiam estar aqui, absorvendo conhecimento e construindo o seu futuro. Este programa nos lembra da importância da educação e nos convoca à reflexão sobre o impacto irreparável da violência. Cada lugar vazio é uma perda e um lembrete fundamental para trabalharmos juntos a fim de garantir mais vidas florescendo dentro e fora das nossas instituições”, ressalta a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Olinda, Elza Ferreira.
Já o Espaço Seguro visa transformar as Instituições do Ser Educacional em ambientes que oferecem suporte, acolhimento e orientação para mulheres em situação de violência. “Nossos colaboradores recebem um treinamento especial para capacitá-los a ensinar e realizar o atendimento adequado às vítimas. O objetivo é esclarecer as melhores formas de acolhimento, fornecer informações importantes e detalhar como encaminhar as vítimas para a rede de apoio destinada às vítimas de violência,” acrescenta o diretor da IES, Gleison Albuquerque.
Enquanto o Grupo de Estudo Renascer tem o objetivo de discutir, uma vez por mês, a respeito da violência contra a mulher, o projeto Escuta Ativa Mulher em Movimento busca ouvir alunas da Instituição vítimas de qualquer tipo de ataque doméstico. Dessa forma, há um lugar para as estudantes que queiram compartilhar suas histórias e necessitam de apoio emocional.
O evento é aberto ao público e, para participar, basta comparecer ao local na data e no horário. Na inauguração, há um momento cultural com a participação da cantora e aluna do curso de Psicologia da IES, Cristina Amaral.
Ser Mulher
Todas as Instituições de Ensino Superior mantidas pelo Ser Educacional terão uma cadeira vazia adesivada relacionada a casos de feminicídio. Para as mulheres vítimas de violência doméstica, a rede de ensino oferece bolsas de graduação digital 100% gratuitas. Os projetos fazem parte do programa Ser Mulher, que conta com o apoio do Instituto Banco Vermelho, Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil, e oferece também apoio psicológico, suporte emocional e atendimento jurídico para as vítimas tirarem dúvidas e receberem assistência durante todo o processo. O Espaço Seguro vai funcionar nas Clínicas-Escola de Psicologia e no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNINASSAU Olinda.
Serviço:
Mulher em Movimento
Data: 27/03
Horário: 9h
Local: Auditório UNINASSAU Olinda, localizado no Shopping Patteo Olinda - Piso L4.
Comentários