
Por Juan Lapa
A UNINASSAU Mossoró inaugura, na próxima quarta-feira (26), às 18h30, os projetos Cadeira Vazia e Espaço Seguro. O evento acontece na Instituição de Ensino Superior. As iniciativas fazem parte do Ser Mulher e estão inseridas no eixo de sensibilização e mobilização social do programa.
O objetivo da Cadeira Vazia é alertar a comunidade acadêmica sobre o feminicídio por meio de uma cadeira sinalizada com a mensagem do projeto em cada sala de aula. Ela representa uma vítima que poderia estar estudando naquele ambiente, mas teve sua vida interrompida. A peça também possui um QR-Code, o qual dá acesso à cartilha informativa sobre a violência contra a mulher e os principais canais de denúncia.
"As cadeiras representam pessoas que poderiam estar aqui, absorvendo conhecimento e construindo seu futuro. Este programa nos lembra da importância da educação e nos convoca à reflexão sobre o impacto irreparável da violência. Cada lugar vazio é uma perda e um lembrete fundamental da necessidade de trabalharmos juntos para as vidas poderem florescer dentro e fora das nossas instituições”, ressalta a diretora da UNINASSAU Mossoró, Mércia Cristiley.
Já o Espaço Seguro tem o intuito de transformar as Instituições do Ser Educacional em locais que possam não só atender, mas também acolher e orientar as mulheres em situação de violência sobre os seus direitos. “Os nossos colaboradores passam por um treinamento de capacitação a fim de realizar o atendimento adequado às vítimas. O intuito é fazer um acolhimento apropriado, fornecer as informações necessárias e detalhar o processo de encaminhamento das vítimas para a rede de apoio”, acrescenta.
Todas as Instituições de Ensino Superior mantidas pelo Ser Educacional terão uma cadeira vazia adesivada relacionada a casos de feminicídio. O projeto é promovido em parceria com o Instituto Banco Vermelho, Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil.
Ser Mulher
Para as mulheres vítimas de violência doméstica, o Ser Educacional oferece bolsas de graduação digital 100% gratuitas. Os projetos fazem parte do programa Ser Mulher, que conta com o apoio do Instituto Banco Vermelho, Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil. Ele também oferece apoio psicológico, suporte emocional e atendimento jurídico para as vítimas tirarem dúvidas e receberem assistência durante todo o processo. O Espaço Seguro vai funcionar nas Clínicas-Escola de Psicologia e no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNINASSAU Mossoró.
Comentários