Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Independência da Bahia: confira 5 curiosidades sobre o Estado nordestino

A emancipação é comemorada nesta terça (2)
Por: 02/07/2019 - 10:32 - Atualizado em: 02/07/2019 - 10:56

Nesta terça-feira (2),o estado da Bahia comemora sua independência. A data faz referência à vitória dos baianos sobre as forças coloniais durante a  guerra de independência, que culminou com a expulsão dos portugueses de Salvador. O Estado apresenta particularidades que todo soteropolitano conhece muito bem. Para comemorar a data, listamos sete curiosidades sobre a Bahia. Confira:

 

Capital do Brasil
Fundada em 1549, Salvador - capital da Bahia - é uma das cidades mais antigas do Brasil. Além disso, ela cidade foi, até 1763, capital do País.

Yes, we can!
Talvez, muita gente não saiba, mas as cores da bandeira baiana são inspiradas na dos Estados Unidos, que tinha se tornado independente 1776. Outra curiosidade sobre o símbolo do Estado é a presença do triângulo que faz referência à Inconfidência Mineira (1789).

Maior produtora de cacau
Quando o assunto é produção de cacau, o Brasil ocupa o quarto lugar mundial. No entanto, disputando com o Pará, a Bahia é a maior produtora do País. O Estado nordestino foi responsável por 200 mil toneladas entre os anos de  2017 e 2018.

 

Maior população negra
A Bahia possui a  maior população negra do país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada em 2017, cerca de  2,4 milhões, ou seja, 82,1% das 2,9 milhões de pessoas que viviam em Salvador se autodeclararam de cor preta ou parda.

 

Castelo Garcia D’Ávila
No município de Mata de São João, a 80km de Salvador, está localizado o Castelo Garcia D’Ávila. A construção, erguida entre 1551 e 1624, foi uma das primeiras da coroa portuguesa na época. Projetada em estilo medieval, o castelo foi habitado até 1835, após descendentes da família Àvila partirem de volta à Europa. A construção, atualmente, abriga algumas imagens originais da época e as ruínas são atrações turísticas para inúmero visitantes do Estado. 

Conhece alguma curiosidade sobre o Estado nordestino? Conta para a gente nos comentários!

 

Comentários