
O impostômetro da Faculdade UNINASSAU Lauro de Freitas, localizada na Estrada do Coco, alcançou na segunda semana de junho a marca de 1 trilhão de impostos arrecadados no País. O valor equivale a impostos e contribuições pagos pela população brasileira desde o início do ano.
O painel eletrônico foi inaugurado pela instituição no dia 26 de maio deste ano com o objetivo de alertar a população sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços no Brasil e calcula a arrecadação em tempo real nos três níveis do governo (federal, estadual e municipal). Com o intuito também de conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária, a instalação do impostômetro busca incentivar o consumidor a cobrar serviços públicos de qualidade.
Para o economista e professor da UNINASSAU, Vinícius Gonçalves, a marca parcial de 1 trilhão de arrecadação só vem a confirmar a posição ocupada pelo Brasil entre os maiores cobradores de impostos do mundo, conforme pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial (FEM, 206), “Para piorar esta situação, é de consenso que o sistema tributário brasileiro não cumpre o seu objetivo”, ressalta.
O contador e diretor da faculdade, Haslã Duda, considera que o imposto arrecadado até o momento é positivo para o Brasil que pretende equalizar as finanças, “O impostômetro demonstra que a cada ano o País arrecada ainda mais. Em 2016 o montante foi de R$ 2.004 trilhões”, afirma. O contador considera que se a arrecadação se manter nesse ritmo, o valor acumulado de impostos em 2017 deve ser superior a 6% do que o ano de 2016.
Comentários