Por: Rosivaldo Vitorino
De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), cerca de 27% da população brasileira é composta por analfabetismo funcional, que é a dificuldade de ler ou interpretar texto, como também fazer cálculos simples. Contudo, esse cenário poderá ser diferente no futuro por meio da formação de novos leitores, principalmente crianças, o público que atualmente é o mais frequente à prática. Por isso, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, é importante lembrar do impacto positivo do incentivo à leitura logo após a primeira infância.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, mais ela terá o estímulo do raciocínio, a compreensão de mundo, o desenvolvimento da linguagem oral e a memória. Sendo assim, com a leitura, poderá obter uma capacidade cultural bem mais ampla, que levará a exercer um pensamento crítico, contribuindo para a sua formação cognitiva.
Segundo a professora do curso de Pedagogia da UNINASSAU Recife, campus Graças, Ingrid Rodrigues, uma criança que adquire o gosto pela leitura torna-se, na maioria das vezes, um adulto leitor. “Acredito no poder dos livros para a formação dos cidadãos, por isso é importante esse dia. A criança leitora só tem a se beneficiar, pois além de ampliar o vocabulário, os livros brincam com a imaginação e proporcionam diversos olhares, e permitem que a criança se coloque em situações não reais, contribuindo para que essas visões sejam levadas para vida, formando pessoas mais humanas”, informa.
A data nacional do livro infantil tem a importância de dar visibilidade a leitura, além de ser um incentivo dentro das famílias, com objetivo de alcançar mais leitoras e leitores. No entanto, a pedagoga reforça que é possível adquirir o hábito pela leitura já na fase adulta e que a universidade é um grande estímulo. “É possível sim adquirir esse hábito na idade adulta. Muitas pessoas que ingressam na vida acadêmica ainda não possuem o costume de ler, porém, ao estarem inserias neste ambiente, acabam desenvolvendo o gosto por uma diversidade literária, além daquilo que é cobrado no curso”, ressalta.
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