À medida que os preparativos para o carnaval ganham ritmo, é essencial que os foliões direcionem sua animação para uma celebração saudável. A importância do condicionamento físico e da escolha adequada de calçados, visa prevenir lesões e garante uma experiência festiva sem desconfortos físicos.
Para a fisioterapeuta e professora do curso de Fisioterapia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Luana Sousa, a energia contagiante do carnaval exige um corpo preparado. "Investir em condicionamento físico não apenas eleva a resistência cardiovascular, mas também fortalece os músculos para suportar a constante movimentação. treino de mobilidade articular e aeróbicos, como danças e corridas leves, são aliados ideais para garantir que os foliões aproveitem cada momento da festa", explica.
A mobilidade articular é necessária para uma dança mais fluida e menos propensa a lesões. Incluir exercícios específicos de flexibilidade nas rotinas de treino é fundamental. Movimentos circulares e alongamentos focados em áreas como tornozelos, joelhos e quadris aprimoram a flexibilidade e garantem uma articulação mais eficiente durante os dias de folia.
"A escolha do calçado não deve ser subestimada. Optar por tênis confortáveis e projetados para atividades de impacto reduz significativamente o estresse nos pés. O suporte adequado e a absorção de choque proporcionam uma base sólida para os foliões, contribuindo para a prevenção de desconfortos e lesões", ressalta Luana.
Além do treino físico, técnicas específicas podem melhorar a articulação. Movimentos controlados, como agachamentos e flexões, fortalecem os músculos ao redor das articulações, promovendo uma movimentação mais segura e eficiente.
"Ao unir o condicionamento físico, treino de mobilidade articular e a escolha sábia do calçado, os foliões podem esperar um carnaval mais vibrante e menos propenso a desconfortos físicos. Com a preparação adequada, a festa se transforma em uma celebração de movimento, energia e saúde", finaliza a professora.
Comentários