
Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas frentes de estudo e pesquisa se empenham na busca da vacina e, além disso, destacam a atuação dos profissionais de saúde para desacelerar o avanço da doença pelo mundo. Nessa perspectiva, estudantes do curso de Fisioterapia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Fortaleza e integrantes da Liga de Pesquisa em Fisioterapia Oncológica (Oncofisio) elaboraram um artigo com o tema “Fisioterapia na prevenção à Covid-19 em pacientes oncológicos”, publicado recentemente pela Revista Científica da Escola de Saúde Pública (ESP) do Estado do Ceará.
O artigo faz parte de um caderno especial da Escola de Saúde Pública, tendo como tema principal o enfrentamento da Covid-19. Com orientação da professora do curso de Fisioterapia da UNINASSAU e coordenadora do Oncofisio, Loyse Gurgel, a publicação abordou uma revisão integrativa sobre a intervenção da Fisioterapia em pacientes em tratamento oncológico.
Segundo a docente, a Liga de Pesquisa em Fisioterapia na Oncologia busca, em sua integralidade, o desenvolvimento científico em diversas abordagens da área e ações de responsabilidade social. “Com a disseminação do coronavírus, a Fisioterapia ocupa um papel essencial na prevenção e no tratamento, atuando também na recuperação do paciente oncológico”, ressalta. A fisioterapeuta destaca ainda que, devido à baixa no sistema imunológico do paciente, o tratamento preventivo pode atuar na realização de exercícios cinesioterápicos, exercícios de fortalecimento muscular, técnicas de relaxamento para equilíbrio mental, fisioterapia respiratória, dentre outros.
A publicação contou com a autoria das estudantes da UNINASSAU Fortaleza Luísa Ferreira, Thalyta Freitas, Daniele Pinheiro e Zaira Magalhães, com supervisão da professora Loyse Gurgel. A edição especial da Revista Científica sobre enfrentamento à Covid-19 encontra-se gratuitamente no site oficial da Escola de Saúde Pública do Ceará.
Comentários