Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


A importância da Fisioterapia nas fases da cirurgia plástica

Temática será debatida no sábado (20), no I Congresso Nacional de Saúde de Petrolina
Assessoria de Comunicação Por: 19/05/2023 - 10:14
 Com sua abordagem integrada e personalizada, a área otimiza os resultados estéticos
Com sua abordagem integrada e personalizada, a área otimiza os resultados estéticos

Por Giovanna Pordeus

A fisioterapia desempenha um papel fundamental no processo de pré, intra e pós-operatório de cirurgias plásticas, pois proporciona cuidados especializados que promovem uma recuperação mais rápida e eficaz, além de uma melhora no bem-estar dos pacientes. Com sua abordagem integrada e personalizada, a área otimiza os resultados estéticos e tem um impacto positivo na qualidade de vida após as intervenções cirúrgicas.

A fisioterapeuta e esteticista da Clínica-Escola da UNINASSAU Petrolina, Laryssa Poliana Campos, conta que, no pré-operatório, a fisioterapia atua na preparação do paciente para a cirurgia, avaliando-o e identificando possíveis condições que possam influenciar os procedimentos. “Além disso, podem ser prescritos exercícios e técnicas para fortalecer a musculatura e melhorar a capacidade de regeneração da pessoa, reduzindo, dessa forma, o risco de complicações pós-operatórias”, explica.

Já durante o procedimento cirúrgico, a presença do profissional é essencial para fornecer suporte à equipe médica, garantindo que os pacientes sejam posicionados corretamente e aplicando métodos curativos que possam auxiliá-los após o procedimento, por exemplo. Nesta última etapa, de acordo com Laryssa, a fisioterapia torna-se protagonista. “Técnicas fisioterapêuticas especializadas ajudam a reduzir o inchaço e a rigidez e torna possível a cicatrização adequada, minimizando a formação de fibroses e aderências. Exercícios terapêuticos, drenagem linfática manual, orientações para cuidados domiciliares e técnicas de relaxamento e manejo da dor também são recomendados”, finaliza.

Os profissionais especializados no pré, intra e pós-operatório de cirurgias plásticas desempenham um papel fundamental na maximização dos resultados estéticos e no cuidado integral dos pacientes. Com sua expertise e abordagem individualizada, a fisioterapia adianta o processo de recuperação, auxiliando as pessoas a atingirem uma recuperação mais rápida, confortável e satisfatória.


Congresso

A fisioterapeuta dermatofuncional Laienne Barbosa vai apresentar e debater o tema "Abordagem da Fisioterapia no pré, intra e pós-operatório de cirurgias plásticas” durante o I Congresso Nacional de Saúde de Petrolina: Ciência e Tecnologia na Atualidade em Saúde. O evento acontece do dia 18 a 20 de maio, na Univasf, em Juazeiro, e é idealizado e produzido pela UNINASSAU Petrolina. A programação completa e as inscrições estão disponíveis neste link.


 

Comentários