
O tema Educação Financeira foi incluído na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é obrigatório no conteúdo programático em todas as escolas. A BNCC é o documento divulgado pelo Ministério da Educação que prevê o mínimo a ser ensinado nas escolas, da educação infantil ao ensino médio.
Vale ressaltar a diferença entre "Matemática financeira" e "Educação financeira". A primeira é uma área que aplica conceitos da matemática para analisar questões ligadas ao dinheiro. Já a segunda, é ligada à formação de comportamentos de uma pessoa em relação às suas finanças.
"'Educação financeira' não é exclusividade da disciplina de Matemática. É algo que pode ser trabalhado também em Língua Portuguesa, Arte, Geografia e História", destacou o coordenador do curso de Pedagogia da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Caxangá, Amaro Ferreira.
"Os estudantes podem ser ensinados a ler e compreender corretamente boletos, carnês e faturas e calcular o consumo elétrico de eletrodomésticos, por exemplo. Esses conhecimentos têm o potencial de impactar positivamente na vida e saúde financeira do cidadão", ressaltou.
Palestra
A UNINASSAU Recife, campus Caxangá, promove uma palestra on-line para debater a importância de a Educação Financeira ser trabalhada nas escolas. A atividade acontece nesta terça-feira (27), às 19h. As inscrições são gratuitas, pelo site extensao.uninassau.edu.br.
Comentários