
Por Lívia Monteiro
O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Juazeiro do Norte, por meio da Liga Acadêmica de Fenomenologia e Análise Existencial (LAFAE), do curso de Psicologia, realizou a segunda edição do Encontro Vida com Sentido. Com o objetivo de dialogar acerca da prevenção ao suicídio e valorização da saúde mental, o evento contou com a presença de psicólogos locais e estudantes. Ele aconteceu no dia 26 de setembro, no auditório da Instituição de Ensino Superior, campus Triângulo.
A programação teve início com os discentes do curso de Psicologia encenando uma peça teatral em alusão ao tema. Em seguida, houve a palestra “Caminhos de cuidado e acolhimento: a importância da pósvenção e apoio mútuo no luto por suicídio”, com a psicóloga clínica Daniele Coelho, e a apresentação “Compartilhando sentido, vivendo valores”, ministrada pela psicóloga Júlia Barreira. Para finalizar, o evento contou com apresentação musical e distribuição de brindes.
Para Erica Bianca, membro da LAFAE, ações como o “Vida com Sentido” são importantes, pois destacam e incentivam as pessoas a perceberem que, seja qual for a circunstância, ainda somos capazes de encontrar um sentido para viver. “No mundo, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. É um alerta de que algo precisa mudar”, afirmou.
Segundo Aline Marques, docente do curso de Psicologia da UNINASSAU Juazeiro do Norte, ações de conscientização ajudam no processo de acolhimento e escuta do indivíduo, pois ainda é muito comum as pessoas não saberem como externar o que estão sentindo. “A prevenção do suicídio não é um assunto apenas para um mês, é preciso ter atividades e movimentos sobre a valorização da vida o ano inteiro”, comentou.
Durante setembro, também foi criado um espaço aconchegante para escuta e troca de emoções diárias aos estudantes, por meio de urnas depositadas em espaços estratégicos, além de cartazes contendo frases positivas. Os organizadores do “II Encontro Vida com Sentido” arrecadaram produtos de limpeza, os quais foram destinados à Associação Pestalozzi de Juazeiro do Norte.
Comentários