Com o objetivo de agregar aos estudantes do curso de Enfermagem novos conhecimentos, além de uma discussão mais aprofundada sobre o panorama das lutas e avanços da profissão, a Faculdade Maurício de Nassau em Aracaju, realiza de 24 a 28 de abril, a I Semana de Enfermagem.
A abertura aconteceu na última segunda-feira (24) e foi marcada pela presença de importantes nomes da área no Estado. Participaram da mesa de abertura a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (COREN/SE), doutora Maria Cláudia Tavares de Mattos; a Presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, Shirley Marshal Díaz Morales, e as docentes da Faculdade Silvia Roberta Santana, Michelle Fonseca, e Catiane Souza. E ainda a coordenadora do curso, Daniela Gondim, e o diretor da faculdade, Marcus Vinicius Gava.
Uma das questões levantadas foi a da aposentadoria especial para o profissional de Enfermagem, que desde 2016 tramita para que seja transformada em projeto de lei. De acordo com a professora e organizadora do evento, Catiane Souza, o encontro possibilita entre outras coisas, que os estudantes conheçam a causa e estejam atentos a discussão para lutar pelos seus direitos. “A questão requer a união da grande frente trabalhadora para que seja possível lutar e fazer o nosso futuro menos árduo em relação à aposentadoria”, explica.
Diante de uma plateia atenta composta essencialmente por estudantes de Enfermagem do primeiro ao quarto período, os convidados falaram acerca do tema Perspectivas da Enfermagem. Para finalizar a abertura, a presidente do CORENE, apresentou uma palestra sobre a importância do registro profissional. As atividades da I Semana de Enfermagem da unidade Aracaju ocorrem até a próxima sexta-feira (28).
Comentários