Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Guia básico de futebol americano para iniciantes - e o amor pelo esporte

Saiba detalhes sobre o tipo de futebol que é bem diferente do “brasileiro”, mas também conquistou o mundo
Por: Camilla de Assis 03/02/2017 - 08:00 - Atualizado em: 03/02/2017 - 08:00
Foto: Pixabay
Partida de futebol americano
Você gosta de futebol americano? O esporte, em ascensão no Brasil, deixou de ser exclusivamente americano e já caiu no gosto dos brasileiros. Touchdown, jardas e quarterback já devem ser termos que você ouviu falar, não é mesmo? Pois eles são pertencentes ao universo do futebol americano.
 
Primeira coisa a ser entendida é que a única semelhança com nosso tradicional futebol é o número de jogadores: onze em cada time. Os atletas são divididos em posições, cada uma com sua função e em sua posição, entre ataque e defesa. O ataque está composto por: quarterback, running back, wide receiver, tight end, left tackle, left guard, center, right guard e right tackle. Já a defesa possui defensive ends, defensive tackles, linebackers, cornerbacks, strong safety e free safety.
 
O campo e a duração
 
O campo de futebol americano também é muito diferente do tradicional que conhecemos no futebol brasileiro. O espaço é composto de 100 jardas, que vão de uma end zona à outra - as end zones são áreas nas extremidades do campo em que são marcados os touchdowns. E, antes que você se desespere, a definição é jarda é: uma medida de comprimento equivalente a 91,44 centímetros. 
 
E nesse campo de 100 jardas e duas end zones que é realizada a partida de futebol americano. Um jogo possui quatro quartos, com duração de 15 minutos cada. Entre o segundo e terceiro quartos - ou seja, na metade da partida - é realizado um intervalo de duração de 12 minutos. A prorrogação também existe no futebol americano, em caso de empate entre os times.
 
Pontuação
 
O time que vencer o jogo é o que tiver mais pontos, obviamente. Mas, há formas diferentes de pontuar. Uma delas, a mais famosa e que rende mais pontos, é o touchdown. Marcar o touchdown é ter certeza que o público vai gritar e comemorar bastante. Nele, a bola ultrapassa a linha central da end zone, sendo por meio do jogador que vem com ela nas mãos ou pelo recebedor - que está dentro da end zone - e a recebe por meio do quarterback e a segura.
 
Outra forma de pontuar é por meio do ponto extra ou conversão de dois pontos. Após marcar o tonchdown, a equipe recebe uma chance de jogar novamente para pontuar mais uma vez. Nesse caso, a bola oval é colocada a 15 jardas há 15 jardas da end zone para que o time chute o ponto extra e adicione mais um ao placar, ou realizar a conversão de dois pontos.
 
Há também o Field Goal. Nessa tentativa de pontuar, o time pode chutar a bola a 35 jardas do campo de ataque para a end zone. Caso o kicker (chutador) consiga colocar a bola oval entre as traves, o grupo marca três pontos. 
 
Já no tipo Safety, o jogador de ataque tem a bola nas mãos é derrubado ou tem uma falta dentro de sua própria end zone. A jogada vale dois pontos para a defesa que forçou o safety.
 
Paixão
 
E mesmo com regras tão complexas e diferentes do tradicional futebol jogado com os pés, o esporte conquista o coração de quem o acompanha. Segundo uma pesquisa realizada pela Ibope Repucom, em 2016, cerca de 14 milhões de brasileiros são fãs do esporte.
 
À frente de um dos times que mais cresce no ramo do futebol americano em Pernambuco, o presidente do Recife Horses, Dilton Sales, conta que sua paixão pelo esporte começou no dia a dia dos treinos, com os desafios superados. O dirigente também aponta os benefícios do futebol americano. “O esporte sempre me ajudou e sei que pode ajudar muito mais pessoas. A minha paixão se assemelha ao de muitas pessoas em querer fazer coisas incríveis e por um esporte extremamente coletivo”, declara.
 
 
Mesmo com grande diferença do tradicional e admirável futebol “brasileiro”, o futebol americano também tem suas espetacularidades e atrações únicas. A partir desse guia, você pode assistir aos jogos e entender mais como funciona o esporte que ganhou todo o mundo.
 
E aí, gostou do esporte? Conta pra gente!

Comentários