
A contação de histórias pode ser uma maneira de crianças, jovens, adultos e idosos despertarem o interesse pela leitura. Destacando a prática como um método de ensino-aprendizagem, a Faculdade UNINASSAU Belém, por meio dos alunos do curso de Pedagogia da Instituição, elabora vídeos com contação de histórias para crianças. O material é resultado da disciplina de “literatura infantil” ofertada na graduação.
A atividade passou a ser colocada em prática com a ajuda da professora da UNINASSAU, Milene Leal, partindo da percepção sobre os benefícios de contar história na prática pedagógica. “Percebemos que tínhamos tudo para produzir essas contações em espaços escolares e não-escolares. Esse trabalho é inicialmente direcionado ao público infanto-juvenil, mas é possível para adultos e até em instituição de longa permanência a pessoa idosa”, afirmou.
Em tempos de pandemia, a tecnologia auxiliou a produção atual do grupo. “Os alunos estão produzindo contacão de história por meio das tecnologias em tempos de isolamento social, com a produção de vídeos de lendas, fábulas e contos de fadas, sempre com o nosso acompanhamento. Dessa forma, continuamos com o mesmo vínculo acadêmico e social, tendo como intensão auxiliar as crianças e jovens que estão em casa nesse período de quarentena. Contar histórias contribui para o desenvolvimento da linguagem e do hábito da leitura, de vital importância para todos. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico, principalmente de crianças”, destacou a professora.
A proposta iniciou como demanda da disciplina de literatura infantil, com a intenção de se tornar projeto institucional do curso. A previsão é de que os vídeos sejam disponibilizados, em breve, no instagram da Faculdade (@uninassau.pa).
Comentários