Notícias › Resposabilidade Social

Grupo de idosas realiza exposição de memórias na UNINASSAU

Os objetos expostos representam várias histórias que serão contadas no evento
Assessoria de Comunicação Por: Leonardo Leite 06/12/2018 - 16:33
Imagem mostra logo da UNINASSAU
Evento acontece no dia 12 de dezembro
A terceira idade é um momento em que a maioria das pessoas deseja estar sem preocupações, apenas colhendo os frutos do que plantou durante a vida. É pensando neste presente que a equipe da Clínica Escola de Saúde da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Campina Grande, realiza uma Exposição de Memórias com os idosos do projeto Qualidade de Vida na Terceira Idade. O evento acontece na próxima quarta-feira (12), às 8h, no campus Estação Velha.

A iniciativa da exposição partiu das próprias participantes do projeto, que já estão acostumadas a ouvir palestras de diversos profissionais e praticar exercícios físicos, aprendendo meios de tornar a terceira idade cada vez mais tranquila e saudável. Para Maria das Neves Ursulino, 70, o grupo de idosos mudou muito a sua perspectiva da vida depois de uma depressão. “Eu já passei por muita coisa, já tive depressão e agora estou boa, graças ao pessoal daqui, que cuida tão bem da gente”, relata. “Eu faço até exercício físico. Vejo minhas amigas nas reuniões e tenho uma vida social muito boa. Estou com 70 anos e não me troco por uma de 30”, destaca.

A psicóloga e preceptora de psicologia da Clínica Escola, Carla Correia, descreve alguns detalhes do projeto. “Nós trabalhamos semanalmente com o grupo terapêutico. A proposta surgiu para dar lugar a troca de atividades e dinâmicas sugeridas pelas próprias idosas. Elas disseram que gostariam de fazer essa exposição de objetos e fotos que são símbolos de histórias do passado, resgatando memórias afetivas que guardam com carinho”, completou.

Empolgadas com o evento que elas mesmas estão preparando, as senhoras já listam os materiais que remetem a infância de cada uma delas. Os fuxicos, bordados, bonecas de pano, bonecos de sabugo de milho, revistas antigas, crochê e receitas aprendidas há muitos anos fazem parte do arsenal de peças que contam histórias do tempo em que as 12 integrantes do grupo Xavier – Resgatando vidas e valores - eram crianças ou “mocinhas”, como elas mesmas dizem. Na ação, ainda estarão presentes as estagiárias de psicologia, Letícia Torres e Thayná Vasconcelos, ambas do nono período.

A Clínica Escola da UNINASSAU em Campina Grande está localizada na Rua Antônio Carvalho de Sousa, 295, Estação Velha. Para saber outras ações realizadas pela clínica Escola, está disponível o telefone (83)2101-8925.