
Não há dúvidas que a intensa presença da tecnologia tem modificado toda a dinâmica comportamental da atual geração. Com a Educação, não é diferente. O perfil do aluno mudou e a escola precisa acompanhar. Hoje a tecnologia é ferramenta de aprendizado e o principal desafio é trazê-la para o ambiente escolar. E para tratar destes assuntos e apresentar a plataforma Google for Education, grandes especialistas da área se reuniram no último dia 12, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju.
Professores, diretores de escolas e entidades representativas de classe foram convidados a conhecer a plataforma Google for Education e os aplicativos utilizados de maneira integrada dentro e fora de sala de aula, através de qualquer dispositivo, bastando apenas o acesso a uma conexão de internet.
Com o advento da tecnologia, os professores precisam estar ainda mais capacitados para não só fazer uso dela, como também lidar com diferentes situações dentro do ambiente virtual. Com o objetivo de capacitar os profissionais da área, o evento contou com a presença da doutora em Educação pela UFPB, Catarina Gonçalves. Ela trouxe uma abordagem esclarecedora a respeito do Cyberbullying e a violência virtual, prática recorrente no ambiente escolar e que tem preocupado educadores.
De acordo com o diretor da Faculdade Maurício de Nassau, Marcus Vinicius Gava, é fundamental a inclusão de recursos tecnológicos na educação. “As ferramentas tecnológicas, além de capacitarem o aluno em novas habilidades e competências, são uma grande aliada das metodologias ativas de aprendizagem, potencializando o ensino em várias áreas do saber”, pontua. “Os resultados são aulas mais dinâmicas e lúdicas, com maior interação do aluno com os conteúdos trabalhados nas disciplinas, além de melhores e mais justas formas de avaliação do desempenho acadêmico”, complementa.
De acordo com Cláudio Castro, sócio-diretor da Ensinar Tecnologia, empresa que ajuda a implementar a ferramenta nas escolas do Norte-Nordeste, os benefícios da ferramenta são o aumento da qualidade do ensino, a transformação das aulas em ambientes mais interessantes, o aumento do desempenho escolar dos alunos, e o despertar do interesse deles pelo aprendizado. “Talvez esse seja o ponto mais interessante das novas tecnologias: despertar o interesse e a vontade de descobrir e explorar o conteúdo, impulsionando o estudante a ter novas experiências através do aprendizado digital. Isso contribui muito para o desenvolvimento escolar e pessoal dele”, aponta.
A diretora de Marketing da Google for Education, Arien Koren, se diz animada com a recepção da plataforma e os resultados que ela vem apresentando. “A plataforma já é utilizada em muitos países ao redor do mundo e estamos particularmente entusiasmados sobre o impacto e o desenvolvimento dos Chromebooks e do G Suíte for Education aqui no Brasil!”, finaliza.
Comentários