Na prática da profissão de engenheiro de produção, ou ainda na formação acadêmica, uma área ligada à administração é constantemente presente: a Gestão da Qualidade. O professor Anderson Diego, que ministra a disciplina no curso de Engenharia de Produção da Faculdade UNINASSAU Caruaru, comenta como essa prática ajuda ainda na graduação e na vida profissional dos engenheiros.
Anderson explica que, com os conceitos oportunizados pela disciplina Gestão da Qualidade, o profissional da Engenharia da Produção terá à disposição diversas ferramentas e métodos gerenciais, tais como: gestão e liderança, sistema da qualidade, projeto de produto e processo, controle de produto e processo, técnicas de melhoria, ISO 9001, análise do modo e do efeito da falha (FMEA), dentre outros.
“Ainda no âmbito de atuação do engenheiro da produção, a Gestão da Qualidade contribui, especificamente, no desenvolvimento de procedimentos de controle de qualidade para resolver problemas de produção, minimizar custos e atender as expectativas do mercado, sociedade, consumidores”, destaca o professor Anderson.
O profissional ainda ressalta que a Gestão da Qualidade extrapola o domínio industrial inicial, absorvendo outros campos inseridos nos setores público e privado, industrial e de serviços. “No campo da Engenharia da Produção, a disciplina agregará valor ao profissional formado, na medida em que a formação técnico-científica o possibilitará absorver e desenvolver novas tecnologias, elaborando, coordenando, revisando e fiscalizando projetos de Engenharia da Produção com a qualidade que o diferenciará no mercado”, explica.
Comentários