Fruto de TCC, livro retrata futebol na União Soviética

Obra de ex-aluno da UNINASSAU será lançada na próxima segunda-feira (26)
Assessoria de Imprensa Por: Aline Pinho 22/02/2018 - 08:47 - Atualizado em: 22/02/2018 - 08:52
Parte da capa "A história do futebol na União Soviética", de Emanuel Leite Jr
O ex-aluno do curso de Jornalismo da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, Emanuel Leite júnior, lança na próxima terça-feira (26), o livro "A História do Futebol na União Soviética". O evento ocorre às 19h30, no auditório Roque de Brito, localizado no bloco B da Instituição, com a presença do editor do Superesportes do Diário de Pernambuco, Marcel Tito, da deputada federal e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, além da professora e orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Nataly Queiroz.

A obra, fruto do TCC, é composta por dois prefácios, uma introdução e sete capítulos. Os dois primeiros se concentram na história da Rússia e da revolução russa, que dá origem à União Soviética. Os demais abordam o Campeonato Soviético, a seleção do extinto país e seus grandes jogadores. Já o último capítulo retrata o fim da experiência soviética, o fim da utopia de um Estado proletário e seus desdobramentos políticos e futebolísticos.

Emanuel explica a importância de escrever um livro sobre o tema. "Passados 100 anos da Revolução Russa e pouco mais de 27 anos depois do fim da União Soviética, a Rússia volta a apostar no esporte como instrumento de promoção internacional de sua imagem. Desta vez não com o intuito de se mostrar ideologicamente superior (como no contexto da Guerra Fria, que antagonizou a União Soviética e Estados Unidos), mas como o objetivo de promover a marca revigorada do país no cenário geopolítico, comercial e financeiro internacional. Entre junho e julho de 2018, o país vai sediar a Copa do Mundo FIFA", ressalta.

O jornalista fala ainda sobre a expectativa para o evento, que propõe discutir a relação entre futebol-sociedade-política. "A ideia do lançamento é apresentar o livro dentro de um contexto em que busquemos analisar o futebol para além das quatro linhas. Espero que possamos, em ano de Copa do Mundo, debater um pouco a importância cultural, política e geopolítica do futebol", afirma.