Por Giovanna Lopes
O outono é uma das quatro estações do ano e no Brasil começa sempre entre 20 ou 21 de março e termina entre 20 ou 21 de junho. É marcado pela redução gradual das temperaturas e diminuição do tempo de luz diária, além de ser a estação que dá início a queda das folhas e dos frutos, sendo conhecido como o período das colheitas. Maçã, laranja, uva, banana, kiwi, goiaba, entre outras, são algumas das frutas que se encontram em safra durante essa época e a importância do consumo se dá pelo alto índice nutricional desses alimentos que são ricos, principalmente, em vitamina A e C, minerais e fibras, trazendo diversos benefícios à saúde e ajudando na prevenção de doenças.
As mudanças de temperatura e na umidade relativa do ar durante essa estação ocorrem devido a localização do Brasil entre a zona do Trópico de Capricórnio ao sul e pela linha do Equador ao norte. As condições de umidade, temperatura e precipitação são responsáveis por guiar as escolhas de espécies e sementes adequadas para cada ambiente, e é um dos fatores principais para o desenvolvimento das plantações, determinando o crescimento, a qualidade e a produtividade de cada espécie.
Em relação aos benefícios trazidos por essas frutas, a professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Paulista, Jussara Maria, afirma que as vitaminas presentes nelas ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo pois combatem os radicais livres, que são prejudiciais para o organismo quando estão em excesso porque podem facilitar o surgimento de algumas doenças.
“A vitamina C, por exemplo, deve ser consumida regularmente pois facilita a absorção do ferro, sendo inclusive indicada no tratamento contra anemia, ela também melhora a circulação do sangue e facilita o processo de cicatrização da pele. Já a vitamina A é famosa por agir diretamente na saúde da nossa visão, além de também renovar as células que compõem o tecido do corpo humano, ajudando a retardar o envelhecimento”, explica.
Sobre o porquê de ser interessante investir em frutas que se adaptam melhor durante determinadas estações do ano a nutricionista pontua que além de adquirir um alimento com grande valor nutricional, as pessoas também podem encontrá-los com um preço bem mais atrativo do que quando estão fora do período de colheita. "Ou seja, consumir frutas da estação é bom tanto para a saúde quanto para o lado financeiro. Além disso, é importante salientar que os frutos em safra são mais frescos e orgânicos, pois dispensam o uso de agrotóxicos e fertilizantes, produtos muito utilizados para cultivar os que são fora da época", comenta.
Comentários