
Por Giovanna Lopes
O inverno é a estação caracterizada por temperaturas mais baixas, dias mais curtos e noites mais longas. Ela é o resultado do movimento de translação da Terra em torno do Sol, fazendo com que a incidência de luz solar seja menos intensa em determinadas regiões do globo. Essa época, apesar de ser a mais fria do ano, é propícia para o desenvolvimento de diversas espécies de frutíferas que são verdadeiras aliadas para manter a saúde em dia, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico, fornecimento de energia e proteção do organismo contra doenças.
Goiaba, kiwi, morango, tangerina, uva e abacate são algumas das diversas frutas que resistem e se adaptam bem a essas condições climáticas. Segundo Jussara Maria, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Paulista, elas trazem diversos benefícios à saúde. Devido à quantidade de água que elas contêm, por exemplo, auxiliam na hidratação.
“O abacate é rico em ácido oleico, que diminui os níveis de colesterol e beneficia o coração e a pressão arterial. O morango tem a capacidade de reduzir as doenças cardiovasculares por conta da ação do resveratrol. No caso do kiwi, ele ajuda a baixar o índice glicêmico, auxiliando as pessoas com diabetes ou resistência à insulina. Já a goiaba e a tangerina são frutas ricas em vitamina C, que protegem o corpo e reforçam o sistema imunológico, além de retardarem o envelhecimento da pele”.
Além disso, durante o inverno, o corpo tende a gastar mais calorias para manter a temperatura corporal ideal. Por isso, geralmente, a pessoa tem a impressão de estar constantemente com fome, o que resulta na frequente busca por alimentos. “As frutas são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Para não ter o risco de pesar a mão nas besteiras e nos industrializados durante esse período, uma opção é consumi-las de diversas formas, além de puras, como em preparações salgadas (saladas e pizzas), na fabricação de doces, geleias, tortas e bolos. Também podem ser consumidas na forma de suco ou desidratadas”, finaliza a nutricionista.
Comentários