Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


“Fotografar é escrever com a alma”

A data de 8 de janeiro é dedicada aqueles que comunicam através das imagens
Por: Paula Brasileiro 06/01/2017 - 17:27 - Atualizado em: 08/01/2017 - 10:00
Hoje é o dia do profissional que usa a técnica em função da emoção
Hoje é o dia do profissional que usa a técnica em função da emoção

Dominar câmeras, lentes, filmes, enquadramentos, tratamento de imagens e a luz. Estas são habilidades próprias de um fotógrafo, o profissional da imagem. Porém, em seu trabalho, estes profissionais costumam ir além, agregando ao seu ofício a arte, criatividade e emoção. O dia 8 de janeiro é dedicado a eles que, através de seu olhar, retratam a vida e o mundo.

A data foi escolhida pois, segundo registros históricos, foi quando chegou ao Brasil, no ano de 1840, o primeiro Daguerreótipo - instrumento usado para criar fotografias à época. O equipamento veio encomendado por D. Pedro II e, por este motivo, ele é considerado o fotógrafo de número um no país. Ao longo dos séculos a arte de fotografar se modernizou e também se popularizou. Hoje, com a tecnologia digital, é possível encontrar câmeras das mais potentes até em aparelhos celulares e criar imagens está ao alcance de todos.

Mas, para ser um profissional da fotografia é preciso muito estudo e prática. "A área é muito técnica, normalmente as pessoas que optam por esta área são técnicos, literalmente, da captação da imagem", diz Valéria Gomes, professora de fotografia da UNINASSAU. A docente explica que o campo de atuação para este profissional é bastante abrangente podendo ir do fotojornalismo e fotografia de publicidade até a cobertura de eventos como casamentos e festas. Para se preparar para o ofício, ela dá a dica: "É preciso fazer qualquer curso de Comunicação que tenha disciplinas como Linguagem Fotográfica, Fotojornalismo e Fotografia Publicitária ou então os cursos tecnólogos".

Aliado a todo o conhecimento e prática, outro fator indispensável para se tornar um bom fotógrafo é a sensibilidade. Afinal, para falar através da luz e da imagem, é preciso saber lidar com percepção e emoção, é aí que a fotografia toma seu sentido maior, como define a professora Valéria: "Fotografar é escrever com a alma. A técnica é só um meio para você pegar a comunicação visual e transformar isso em algo maior, mais humano e mais poético. Você tem que ir além da técnica para falar sobre o mundo com o seu olhar particular. É muito humano".

E, para celebrar - e inspirar - confira uma galeria com imagens de profissionais da fotografia e sua definição sobre o ofício. 

 

 
Galeria: 
Úrsula FreireElvio LuizRafael BandeiraJedson NobreJannaína Vale

Comentários