Alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Natal, iniciam nesta quarta-feira (12) o projeto Fisioterapia e Saúde do Trabalhador. A atividade é uma parceria da graduação com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da instituição, e será replicada uma vez por mês até o final deste semestre. O intuito é levar aos colaboradores da faculdade melhoria na qualidade de vida e prevenção às doenças crônicas, especialmente as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs).
Nesta primeira ação, participam 11 estudantes todos do 6º período que estão cursando a disciplina de Estágio Supervisionado I. Acompanhados dos professores de prática, eles irão desenvolver uma série de intervenções das 14h às 15h, no campus de Capim Macio. A programação consiste de palestra e ginástica laboral.
As palestras irão abordar os seguintes temas: em abril , "A importância da Fisioterapia no ambiente de trabalho". Em maio, nos dias 10 e 11, os conteúdos serão: "Ergonomia e Trabalho" e, em junho, nos dias 7 e 8, "Doenças x prevenção". Já a ginástica laboral consistirá de aquecimento, alongamentos, exercícios e um desaquecimento (relaxamento).
O supervisor de estágio e professor do curso de Fisioterapia, Pablo Santiago, explica que a ergonomia tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, prevenindo os males que a atividade laboral pode trazer. "Uma das doenças crônicas degenerativas mais comuns são a LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Atividades como essa trazem ganhos para os trabalhadores e as empresas com aumento da produtividade e diminuição do afastamento dos profissionais", explica.
Comentários