Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Fisioterapia auxilia na inclusão de pessoa com deficiência

Fisioterapeuta e professora da UNINASSAU explica como a área ajuda essas pessoas e quais são algumas das atividades realizadas com eles
Assessoria de Imprensa Por: Berg Braga 14/08/2019 - 17:18 - Atualizado em: 14/08/2019 - 17:19
Imagem mostra criança em cima de bolas
Nessas atividades fisioterapêuticas são usados diversos instrumentos e materiais como bolas

Entre os dias 21 e 28 deste mês, é vivenciada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Nesse contexto, a Fisioterapia se destaca como uma das áreas que vem, ao longo das últimas décadas, trabalhando para o bem-estar de pessoas com deficiências. Com suas diversas atividades, o profissional fisioterapeuta colabora na conscientização das diferenças, assim como na diminuição de complicações e no incentivo de uma vida mais independente.

A professora do curso de Fisioterapia da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Pollyanna Brandão, aponta que um dos objetivos é diminuir a segregação e incluir os pacientes na sociedade. “Pela Fisioterapia, as pessoas com deficiências são acolhidas e as diferenças são trabalhadas. Assim, fazemos um papel de inclusão social, de desenvolver uma melhor funcionalidade trabalhando as deficiências motoras”, destaca a docente, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente.

“Para as crianças com deficiência, especificamente, as atividades são voltadas sobretudo para melhorar a qualidade de vida e desenvolver as atividades diárias. Com isso, os pequenos ficam mais independentes, o que evita que as complicações da deficiência aumentem ou venham a ser ainda mais prejudiciais”, informa.

Nessas atividades fisioterapêuticas são usados diversos instrumentos e materiais como bolas suíças, rolo, malhas, além de métodos como o Bobath – um procedimento mais comumente utilizado no atendimento fisioterapêutico de pessoas com problemas neurológicos - e o Parapodium - equipamento utilizado para auxiliar a criança na manutenção da postura em pé, por exemplo.

“Entre essas atividades estão exercícios voltados para promoção de alongamento e fortalecimento de músculos dos membros e do tronco, além da musculatura respiratória”, completa a professora.

Semana Nacional 

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto, com objetivo de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. O tema deste ano é "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas."

 

Comentários