Por: Camille Nascimento
Em 13 de outubro comemora-se o Dia do Fisioterapeuta. Regulamentada no Brasil desde 1969, a Fisioterapia é cada vez mais necessária na área da saúde, quando o profissional se utiliza da cinesiologia e a biomecânica do movimento humano com o propósito de prevenir doenças e reabilitar o indivíduo de formar que ele alcance o equilíbrio biopsicossocial.
O Decreto de Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, regulamentou a atividade desses profissionais no Brasil, por isso, é nesta que comemora o Dia do Fisioterapeuta. O coordenador do curso de Fisioterapia da UNINASSAU Belém comenta a respeito do cenário atual da profissão na região norte do Brasil: “estamos em crescimento constante. Ressalto que a procura do fisioterapeuta pela população deixou de ser somente para atendimento de reabilitação, mas também no processo de prevenção de doenças. Os surgimentos de novas técnicas cientificas estão obrigando as instituições formadoras acompanhar o novo perfil dos futuros profissionais da área”.
Para quem quer seguir esta profissão, deve atentar para os diversos caminhos que pode seguir. “O Conselho Federal de Fisioterapia reconhece mais de onze especialidades, como saúde da mulher, acupuntura, oncológica, dermatológica, neurológica, entre outras. Porém, destaco a fisioterapia dermato funcional e a nova técnica que vem surgindo em nossa área, conhecida como ozonioterapia”, reforça o professor.
Comentários