Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Filmes para quem é apaixonado por Gastronomia

Prepare a pipoca e o refrigerante e aproveite estas dicas
Por: Paula Brasileiro 06/01/2017 - 09:55
Confira estas dicas e boa sessão
Confira estas dicas e boa sessão

Os estudantes de Gastronomia podem aproveitar as férias para se inspirar com filmes que abordem o tema de sua graduação. Confira estas 10 dicas de produções imperdíveis para quem escolheu a cozinha como seu lugar de trabalho no futuro.


- Soul Kitchen

Este longa de 2010 mostra bem os bastidores de uma cozinha. Conta a história de Zinos Kazantsakis, um imigrante grego na Alemanha que tenta manter abertas as portas de seu restaurante. O filme foi indicado à maior categoria do European Film Awards.

- Chef

Após ter problemas no comando da cozinha de um restaurante bastante criticado por uma revista especializada, Carl precisa se reinventar à frente de um trailer de comida. Para a façanha, ele vai contar com a ajuda de sua ex-esposa. John Favreau dirige e protagoniza o longa ao lado de Scarlett Johansson e Dustin Hoffman.   

- Sem reservas

Kate é a exigente chef de um restaurante de Manhattan. Ela terá que se desdobrar na cozinha entre as brincadeiras do novo subchef, Nick, e a inesperada chegada de sua sobrinha, Zoe. A atriz Catherine Zeta-Jones passou um dia trabalhando no restaurante Fiamma Osteria para se preparar para o papel. Além dela, integram o elenco o ator Aaron Eckhart e Abigail Breslin.

- Julie & Julia

Baseado em duas histórias reais. Julie Powell, prestes a completar 30 anos, está frustrada com a vida que leva e arranja uma tarefa para preencher os dias: passar um ano cozinhando 524 receitas do livro de Julia Child, Mastering the art of french cooking, e publicar a experiência num blog. Julia foi a primeira americana a cursar a Le Cordou Bleu, renomada escola de gastronomia francesa. Ela ingressou no curso, sendo a única mulher da turma, após mudar-se para Paris com o marido, em 1948. A ideia inicial era ocupar seu tempo, mas ela acabou assumindo um programa de culinária na TV e tornou-se escritora.  

- Chocolate

Vianne se muda com sua filha para uma pequena cidade na zona rural da França e lá começa um negócio de chocolates. Ela contraria a população local e consegue provar que seus produtos são um sucesso. No elenco, estão Lena Olin, Juliette Binoche, Johnny Depp e Alfred Molina.

- Como um chef

Jacky Bonnot é um aspirante a chef com muito talento mas poucas oportunidades, mas tudo muda quando ele conhece Alexandre  Lagarde que, embora renomado na área, está prestes a ser substituido no restaurante em que trabalha. Para dar realismo às cenas, o diretor do filme, Daniel Cohen, contou com a assessoria de chefs franceses como Alan Passard, Pierre Gagnaire e Alain Ducasse. Os profissionais orientaram como deveria ser a composição dos pratos e como os atores deveriam gesticular ao prepará-los. Os coadjuvantes também eram chefs profissionais.  

- Como água para chocolate

O filme conta a história de Tita, nascida e crescida dentro da cozinha e refém de uma tradição que a impede de casar com seu grande amor. Como consolo pelo triste destino, ela coloca em seus pratos todos os sentimentos com os quais precisa lidar diariamente. O clássico água com açúcar, mas engana-se quem acha que irá acompanhar um filme tedioso e óbvio. Como água para chocolate é a prova de que fortes sentimentos como amor e tristeza podem ser incríves temperos para a vida e porque não, para a cozinha!

- A 100 passos de um sonho

Um famoso e renomado restaurante francês é ameaçado após a inauguração de um pequeno estabelecimento liderado por uma família de indianos imigrantes., numa pequena cidade da França. A proprietária do  primeiro faz de tudo para que os recém-chegados deixem o lugar, mas logo ela conhece o herdeiro do clã indiano e descobre nele um grande chef. O filme é produzido por Steven Spielberg.  

- Pegando fogo

Um dos mais respeitados chefs de Paris tem a carreira destruída pelo vício com álcool e drogas mas a paixão pela cozinha o ajuda a retomar seus clientes e boa fama. O ator Bradley Cooper teve a ajuda do renomado chef Gordon Ramsey para compor seu personagem.

- Ratatouille

Uma animação divertida que apresenta um rato cozinheiro. Rémy é um pequeno roedor que vive em Paris e sonha em ser chef. Ele consegue realizar o sonho quando conhece Alfredo, um jovem sem nenhuma habilidade mas que precisa manter seu emprego no restaurante em que trabalha.Juntos performam grandes confusões e ótimos pratos, conquistando o respeito do dono do restaurante e o paladar dos clientes. Ratatouille é uma ótima animação, que  - acreditem! - dá água na boca!

 

Comentários