
Você sabia que fazer monitoria pode te render bons frutos? Pois é. A faculdade é o melhor período para colocar em prática tudo o que aprende em sala de aula e fazer aquele networking bacana, que pode te ajudar a sair na frente e conseguir uma vaga de emprego.
Quem faz monitoria assume a função de ensinar e auxiliar nas aulas teóricas e práticas, sempre com supervisão de um professor. Além disso, o monitor tem a tarefa de tirar dúvidas dos estudantes e realizar os exercícios elaborados pelo docente nos grupos de estudos. Basicamente, a monitoria é um braço da educação e tem como característica o ensino-aprendizagem.
Mas será mesmo que vale a pena fazer monitoria na faculdade?
Sim, vale muito a pena! De acordo com Thiago Araújo, coordenador de Extensão da UNINASSAU, o mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais a segurança no que está falando, e a monitoria traz essa chance de você se aprofundar mais na área que gosta e de se desenvolver sobre um determinado tema ou assunto que queira trabalhar mais lá na frente.
Será que existe um período ideal para fazer monitoria?
Thiago Araújo afirma que o segundo período é o mais ideal para fazer monitoria, pois é quando você já tem pagado as disciplinas básicas e consegue essa oportunidade na própria faculdade. A dica do coordenador é: não deixe para fazer monitoria no final do curso, porque normalmente você terá estágio supervisionado, e isso pode atrapalhar um pouco seus horários disponíveis.
E a pergunta que não quer calar: fazer monitoria pode realmente me ajudar a sair na frente e conseguir uma vaga de emprego?
É claro que sim!
Segundo o coordenador de Extensão da UNINASSAU, o graduando que faz monitoria acaba saindo na frente porque além de enriquecer o currículo, desenvolve aptidão para falar em público, aprimora a prática docente e consegue lidar com diferentes pessoas. Tudo isso faz com que ele se torne um ótimo profissional para o mercado de trabalho e expanda seu networking.
Comentários