Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Farmacêuticos alertam para riscos da automedicação

Organização Mundial de Saúde aponta dados preocupantes
Assessoria de Comunicação Por: Teresa Machado 05/05/2017 - 15:12 - Atualizado em: 08/05/2017 - 10:11
imagem mostra profissional de farmácia
O uso indiscriminado de remédio traz grandes riscos à saúde
O uso indiscriminado de remédio traz grandes riscos à saúde. A ingestão de medicações sem a orientação médica pode causar intoxicações, intolerâncias, dependência química e morte. No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, especialistas ressaltam que cabe ao médico identificar os sintomas e definir o tratamento adequado para cada paciente.
 
Para o coordenador do curso de Farmácia  do Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió - UNINASSAU Maceió, Daniel Fortes. "O uso inadequado de remédios apresenta índices alarmantes na ineficácia dos tratamentos de saúde e no agravamento de doenças", explica.
 
O dia 5 de maio foi a data escolhida para debater com a sociedade sobre os riscos à saúde, causados pelo uso irracional de medicamentos, "ouvir a opinião de conhecidos ou repetir a dosagem de experiências anteriores são prejudiciais para o diagnóstico e tratamento de doenças", disse a professora de Farmácia, Mariana Oliveira.
 
Para o professor Luís Carlos destaca a importância do farmacêutico na prevenção e orientação social. "Nosso papel é fundamental para o controle da automedicação, não permitindo a liberação de remédios sem prescrição ou instruindo sobre o uso de medicamentos dispensados".
 

Comentários