Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Faculdade realiza oficina de sabão ecológico, na Cremação

A iniciativa é uma parceria entre a UNINASSAU Belém e o Promaben, com foco em reduzir os impactos ambientais no bairro
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 29/10/2021 - 17:31 - Atualizado em: 01/11/2021 - 11:33
Faculdade realiza oficina de sabão ecológico, na Cremação
A Faculdade UNINASSAU Belém  iniciou, na última quarta-feira (27), a primeira parte de um ciclo informativo sobre reutilização de óleo de cozinha. A atividade foi organizada pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben, em parceria com a Instituição de Ensino Superior (IES). Nesta primeira etapa, foram produzidos sabão líquido e em barra junto aos moradores da Ilha Bela, no bairro da Cremação, em Belém. A programação aconteceu na Escola Amilcar Tupiassu (Av. Engenheiro Fernando Guilhon, 2197).
 
A produção de sabão, a partir de óleo de cozinha, já é executada na UNINASSAU Belém e faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da Instituição. (inserir hiperlink: Faculdade troca óleo de cozinha por sabão líquido https://www.uninassau.edu.br/noticias/faculdade-troca-oleo-de-cozinha-por-sabao-liquido).
 
De acordo com uma das docentes à frente da programação, a professora Miroslawa Luczynski, esse projeto integra os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, da UNINASSAU Belém, assim como a graduação em Direito. "Nesta parceria - a princípio - serão realizadas oficinas de produção de sabão, mas pretendemos ir além. Como por exemplo, ensinar a compostagem doméstica e sobre coleta seletiva. A graduação de Direito vai contribuir com a orientação e palestras para as mulheres que foram vítimas de violência", disse a docente.
 
A programação foi dividida em partes. Uma equipe com dez agentes de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Saneamento – Sesan e cinco voluntários da UNINASSAU foram a campo divulgar de porta em porta a importância do descarte correto do óleo de cozinha. Na escola Amilcar Tupiassu, a comunidade  viu a base teórica para a confecção dos produtos e, em uma terceira etapa, todos vão para a unidade Quintino Bocaiúva para a produção e embalagem dos produtos.
 
Para o subcoordenador Ambiental do Promaben “é preciso haver essa reeducação da população dos bairros atingidos pelas obras do Promaben para que eles deixem de jogar óleo no esgoto e assim poluindo os rios. A população irá aprender a ressignificar o óleo de cozinha usado, transformando-o em sabão”.
 
PARCERIA 
 
O Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben convidou a instituição UNINASSAU Belém para integrar o projeto em alguns bairros, em torno das obras de infraestrutura da Bacia da Estrada Nova. A Faculdade vai ter a oportunidade de ofertar Estágio Supervisionado no programa. Todo o sabão produzido, durante as oficinas, serão destinados à instituições de caridade sem fins lucrativos.
 

Comentários