
Por Elis Lopes.
Conhecimentos em primeiros socorros podem ser um ser um fator primordial para salvar uma vida ou minimizar os danos causados por um acidente. Com isso em vista, a Faculdade UNINASSAU Natal oferece, de forma totalmente gratuita, o “Curso de Primeiros Socorros para Rede de Ensino”, inciativa cujo objetivo é capacitar professores e funcionários das redes pública e privada na prática de primeiros atendimentos.
Articulador e professor do projeto, Charles Augusto explica que a iniciativa baseia-se na Lei Lucas (Lei 13.722, de outubro de 2018), a qual prevê que professores e funcionários da educação infantil devem ser capacitados em primeiros socorros.
“Durante as aulas os participantes aprenderão, de forma prática e teórica, assuntos como, por exemplo, atendimento pré-hospitalar às vítimas de traumas e vítimas clínicas. Logo, aprende-se desde a ressuscitação cardiopulmonar, aos primeiros socorros e protocolos voltados para vítimas de traumas. Ou seja, há uma abordagem tanto traumática quando clínica”, detalha Charles, que também é enfermeiro, instrutor e especialista em terapia intensiva.
Curso
Podem participar da iniciativa professores e funcionários de escolas públicas (estaduais ou municipais) ou privadas de ensino. Para inscrever-se basta entrar em contato com a coordenação de pós-graduação da UNINASSAU Natal, por meio do número (84) 3344-7813.
As aulas são realizadas na unidade da UNINASSAU Natal, localizada na Avenida Eng. Roberto Freire (Capim Macio), sempre aos sábados durante todo o dia. Para o próximo dia 23, há um encontro marcado, quando serão capacitados mais de 100 inscritos.
Não há necessidade do pagamento de taxa de inscrição. Além disso, ao final do treinamento, escola, professores e funcionários receberão certificados de capacitação.
O projeto iniciou as atividades em agosto deste ano e já formou mais de 312 funcionários, de quatro escolas da capital potiguar. Durante o treinamento, os participantes realizam as atividades teóricas e práticas utilizando a estrutura de laboratórios, simuladores, e todos os ambientes necessários e disponíveis na unidade.
Comentários