Dark Room, Kahoot, Anato-Bingo, Tabuleiro anatômico, Torta na cara, Raspadinha, Mapa mental e Montagem foram as metodologias ativas aplicadas pelo professor da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Victor Hugo Martins, nas aulas de Anatomia Humana com as turmas do curso de Enfermagem. As experiências entre professor e estudantes foram tão positivas que se tornaram capítulo do livro “O Ensino Aprendizagem face às Alternativas Epistemológicas 4”, da editora Atena.
Garantir o aprendizado com dinamicidade, interação e criatividade é a finalidade quando o professor aplica metodologias ativas em sala de aula. “Ter esse resultado é muito importante, pois reflete o reconhecimento dos alunos que viram potencialidades no ensino lúdico com métodos ativos. Podemos ensinar de forma dinâmica, enfática e prazerosa”, destaca o professor.
Victor ainda acrescenta que “um dos pontos positivos também é que as experiências se transformam em ferramenta para outros professores que lecionam Anatomia Humana, bem como para os demais, é só adaptar as metodologias ao seu conteúdo e curso”, orienta.
O relato de experiência, que se tornou capítulo de livro, foi uma produção dos alunos do 3º e 5º período de Enfermagem com orientação do docente. Para a estudante Maíra Sousa, a experiência foi maravilhosa. “O professor conseguiu incorporar todos os assuntos em uma gincana. Absorvemos o conteúdo de forma prazerosa, divertida e, o mais importante, aprendemos. Ter essa experiência como capítulo de livro é uma honra”, afirmou.
Produzir aulas interativas que buscam o prazer no aprender é um dos objetivos da Instituição. “Essa é uma das várias experiências positivas que nossos professores desenvolvem e aplicam nas aulas com muita qualidade. É instigante ver profissionais que saem da zona de conforto e entregam o conteúdo de forma, muitas vezes, inimagináveis, indo de uma ponta a outra, com técnicas de tradicionais até as mais tecnológicas”, frisa o diretor da UNINASSAU Petrolina, Sérgio Murilo.
Comentários