Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Expectativas e angústias: como viver o fim de ano sem pressão?

Psicólogo da UNINASSAU orienta sobre como enfrentar a pressão social e as memórias difíceis que essa época pode trazer
Assessoria de comunicação Por: 12/12/2024 - 17:34
Imagem: Freepik

Por Geisa Viana 

As festas de fim de ano são, para muitas pessoas, motivo de celebração e reencontros familiares. Porém, esse período também pode trazer à tona sentimentos de tristeza, angústia e ansiedade. O psicólogo Ramon da Fonseca, professor do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau João Pessoa, explica como isso costuma estar relacionado às altas expectativas, à pressão social e às memórias de perdas ou situações difíceis vividas no ano que se encerra.
"Essa época é carregada de simbolismos e expectativas, muitas vezes, irreais, sobre felicidade e sucesso. Isso pode intensificar sentimentos de inadequação e frustração, principalmente em pessoas que passaram por perdas ou estão enfrentando dificuldades pessoais", afirma Ramon. 
Ele ainda destaca como o final do ano pode ser um bom momento para reflexões positivas, mas sem exageros. "É importante evitar cobranças excessivas e focar nos aspectos que trouxeram aprendizado e crescimento. Criar metas realistas para o ano seguinte também ajuda a transformar o sentimento de encerramento em algo motivador", conclui. 
A UNINASSAU oferece suporte em saúde mental com atendimentos na Clínica-Escola de Psicologia, localizada na Avenida São Paulo, 1103 e no prédio da Instituição de Ensino Superior, na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, 1213. Para mais informações, interessados devem entrar em contato pelo telefone (83) 2107-5963. 

Comentários