
Por Juliane Menezes
O carnaval está chegando e os foliões precisam estar preparados fisicamente para aguentar as festas. Segundo Pedro Agrícola, coordenador do curso de Educação Física da Faculdade UNINASSAU Natal, ainda dá para chegar ao período de festa com mais disposição, energia e até com uns quilinhos a menos, se o folião se cuidar. Dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas são fatores que preparam melhor o corpo.
O professor lembra que o início do ano costuma ser um pouco mais sedentário para a maioria das pessoas. “Elas estão saindo do período de férias e de final de ano, em que deram uma 'paradinha' na academia e uma descuidada na alimentação. E, aí, vem o carnaval na sequência”, destacou.
Faltando alguns dias para as festas de Momo, ainda é possível ficar com o corpo em dia para curtir a folia, “chegar com mais disposição, energia e até com uns quilinhos a menos, se você se cuidar”, indicou Pedro. A primeira dica é fracionar a alimentação, isto é, consumir alimentos de três em três horas ou, no máximo, a cada quatro horas. “Isso vai garantir uma saciedade para a refeição seguinte e você vai comer menos quantidade de alimentos”. Isso também vai fazer com que o metabolismo da pessoa trabalhe de forma adequada.
Pedro reforça que a alimentação no período pré-carnaval deve ser equilibrada, porque o objetivo é “dar uma desintoxicada” de tudo que foi ingerido de errado no final do ano e nas férias e “ter mais pique”.
O educador físico alerta, porém, que não existe milagre. Ninguém vai chegar com pique ao carnaval se não tiver condicionamento físico. Por isso, ele recomenda intensificar a atividade física. “A gente pede que se você já é adepto da atividade física, intensifique um pouco mais para se preparar melhor e, se não é adepto, passe a fazer com frequência, no mínimo três a quatro vezes por semana, caminhada ao ar livre, esteira, bicicleta, natação [por exemplo], para que possa, neste período, promover um equilíbrio do metabolismo, melhorar a queima de calorias, caso precise enxugar medidas, e chegar ao carnaval mais em forma”, completa.
Comentários