
por Ricardo Mousinho
O UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina realizou, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e os Circuitos Urbanos de Intervenções Artísticas (CUIA), o evento “Somos todos Black”. Ele aconteceu no Clube dos Diários, na última sexta-feira (26). A ação reuniu artistas teresinenses e simpatizantes da cultura afrodescendente para debates, apresentações de documentários, poesias, danças e gastronomia regional.
A professora e coordenadora do curso de Arquitetura do Centro Universitário, Patrícia Mendes, esteve no evento mediando o painel “Arte urbana: entre a memória e o patrimônio” e reforçou a importância das intervenções artísticas urbanas, procurando ter os cidadãos compreendendo o espaço público com pertencimento. “Todo dia, esquecemos do nosso centro histórico. E as intervenções urbanas, como o grafite promovido pelo CUIA, valorizam essa área. As intervenções urbanísticas, como o painel Liberdade, localizado em frente à Igreja São Benedito e que retrata o artesão negro Sebastião Mendes, responsável por esculpir as portas desta Igreja, são promotoras dessas discussões. Isso exalta as nossas raízes, é toda uma história relacionada ao patrimônio cultural da cidade", conta Patrícia.
A aluna do 2º período de Arquitetura, Giulia Guilhermina, participou das apresentações e destacou a importância das ações, pois enaltecem os artistas locais e a cultura da cidade. “Eventos assim são muito importantes por trazerem diferentes visões de pessoas que realmente estão dentro do universo das artes urbanas, principalmente daqui de Teresina. A apresentação foi muito importante para gerar novas formas de olhar para a cidade e para quem, de fato, faz a cidade. Espero por mais eventos como esse e que seja cada vez mais acessível e visto pela população”, finalizou Giulia.
O evento contou com três mesas-redondas durante a tarde de atividades e apresentações. Além disso, também houve exibição de danças, poesia e documentários com discussões sobre os temas. A ação objetivou mostrar aos visitantes os profundos valores humanos e trazer à tona a conscientização sobre o patrimônio e a cultura afro-brasileira presente nas mais diversas esferas da sociedade.
Comentários