
O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, traz o marco da criação do Ensino Elementar no Brasil, quando, em 1827, o Imperador Pedro I, decretou que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Na Faculdade Maurício de Nassau em Petrolina, a data foi celebrada com muita emoção neste ano. Os estudantes do Projeto Viva Nassau elaboraram uma apresentação surpresa para o corpo docente da unidade, além de mobilizarem os discentes a darem depoimentos sobre os professores.
Recepcionando os homenageados, a Diretora da Unidade, Anna Cristina, preparou um momento descontraído. O lanche da tarde foi temperado com muito bate-papo e um vídeo lembrando da importância dos professores. Logo após, os docentes foram conduzidos ao auditório para prestigiar os alunos, que começaram com uma encenação sobre a função do professor, seguida da leitura do artigo “Aos Mestres do Brasil”, do Dr. Janguiê Diniz.
Durante a apresentação, os alunos afirmaram que “ser professor é mais do que simplesmente ensinar as matérias da disciplina, é ensinar para a vida”. Para a Francimária Rodrigues, professora, é impossível conter a emoção diante das palavras dos alunos. “Quando a gente vê um aluno falando assim da gente, percebemos que vale a pena o trabalho desempenhado, o carinho doado, todo o esforço do dia a dia”, se emociona.
Comentários