Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Educação


Estudantes superam obstáculos para passar no Enem

“Com a dedicação de um atleta, alunos conseguem vencer essa maratona”, afirma a psicóloga e psicopedagoga Cláudia Bem
Por: Taísa Silveira 13/12/2017 - 11:50 - Atualizado em: 21/12/2017 - 09:53
“Com a dedicação de um atleta, alunos conseguem vencer essa maratona”, afirma a psicóloga e psicopedagoga Cláudia Bem/Pixabay
“Com a dedicação de um atleta, alunos conseguem vencer essa maratona”, afirma a psicóloga e psicopedagoga Cláudia Bem/Pixabay

Por: Rafaella Sabino

 

 

Foco e determinação são as principais características de quem deseja alcançar um determinado objetivo. E superar os obstáculos faz parte da luta diária para vencer as “competições” da vida. Uma delas é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um dos principais desafios encontrados pelos estudantes na adolescência. Somente em 2017, a prova contou com 6,7 milhões de inscritos em todo o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“A concorrência é enorme, mas isso não é motivo para desistência. Com a dedicação de um atleta, o estudante consegue vencer essa maratona”, afirma a psicóloga e psicopedagoga Cláudia Bem. “Uma vez que o aluno, assim como um jogador, aprende as aptidões básicas do ‘jogo’, deve aprender também como aplicá-las ao se preparar para competir”, compara  e complementa: “E fica mais fácil organizar tudo quando o ele já sabe a área que pretende seguir”.

Organizando os estudos

Antes de qualquer coisa, é necessário criar um plano semanal de estudos, listando as disciplinas que vão ser abordadas a cada dia. Uma dica é fazer um quadro com os dias e horários e mantê-lo em um lugar bem visível. O esquema deve cobrir todos os assuntos e habilidades exigidas na prova, de forma intercalada, para não se tornar cansativo. “Em vez de passar uma tarde inteira estudando uma único assunto, é preferível estudar o mesmo assunto em três dias diferentes, em um período de duas horas a cada dia”, exemplifica.

A psicóloga lembra que separar momentos para lazer e descanso são essenciais e sugere que o estudante tire pequenos intervalos de 15 minutos a cada duas horas para mexer o corpo. “O Enem é importante, sim, mas como todas as outras coisas na vida, deve-se evitar o exagero. Por não saberem lidar com o stress e a pressão, muitos alunos viram pacientes em clínicas de psicologia. É pressão de pai, de mãe, de escola e, muitas vezes, até deles mesmos”, afirma. 

“Uma oportunidade que vale ouro”

Quem passou por essa experiência foi o estudante Newman de Lira e Melo Neto, atualmente cursando primeiro período de Direito na Uninassau. Durante a preparação para a prova, o jovem tinha que se dividir entre o trabalho e os estudos. “Assim que chegava no serviço, fazia todas as atividades e, quando sobrava tempo, eu estudava. Precisei me moldar a minha situação. Eu tinha que estudar nos intervalos, indo e vindo do trabalho e nos momentos ociosos. A gestão de tempo é superimportante”, conta.

Devido à nota de 880 pontos que tirou na redação Enem, Newman ganhou bolsa integral na faculdade. Ele diz que para conseguir realizar esse sonho, teve que abdicar de algumas coisas, dentre elas, as saídas diárias com os amigos. “Conversei com eles e todos compreenderam bem. A partir daí minha vida mudou totalmente. Tinha vezes que eu acordava às quatro horas da manhã para estudar. É uma rotina pesada, mas muito recompensadora”, afirma.

O estudante conta também que, com essa experiência, aprendeu muito mais do que os livros puderam ensinar. “Aprendi a ter mais disciplina e responsabilidade, fazer planos, traçar metas, seguir meu sonho e realmente me dedicar. Estou muito feliz. Sem dúvida essa é uma oportunidade que vale ouro”, comemora.

Confira dicas para facilitar a sua rotina de estudos

* Faça um cronograma de estudos e separe um bom material didático preparatório. Também vale pesquisar artigos, vídeos e aplicativos na internet.

* Faça as provas anteriores do Enem mapeando os principais conteúdos exigidos nos anos anteriores para ir se acostumando com o modelo de prova contextualizada.

* Faça, no mínimo, uma redação por semana e peça para um professor corrigir. É importante treinar o tempo de elaboração do texto.

* Faça uma retrospectiva dos principais acontecimentos do último ano: quais os grandes temas foram debatidos pela imprensa? É importante estar estar atualizado.

* Separe momentos para diversão e descanso. Eles são essenciais para arejar a cabeça.

* Não fique estudando ou farreado até muito tarde, nem durma pouco, pois o
corpo precisa recuperar as energias para conseguir apreender todo o conteúdo.

* Mantenha um ritmo, estude um pouco todos os dias, não deixar tudo para a última hora e revise ao longo do ano todo. Agindo assim, pode estudar de segunda a sexta-feira e se distrair nos fins de semana.

Comentários