Na noite da última quinta-feira (28), as estudantes da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau foram surpreendidas com o projeto Corte por Amor, uma campanha para arrecadar cabelos que serão transformados em perucas para mulheres em tratamento contra o câncer. A ação dará continuidade em todo o mês de outubro, momento de engajamento mundial em prol do Outubro Rosa, movimento que tem o objetivo de chamar a atenção das mulheres para a realidade atual do câncer de mama, bem como a importância do diagnóstico precoce.
Com um mini salão montado no térreo do Bloco C da instituição, cabeleireiros aguardavam a chegada das estudantes que, aos poucos, foram voluntariando-se à doação. Laíze Cabral, discente do curso de Enfermagem, foi a primeira a decidir fazer o corte por amor da noite. Para a jovem de 19 anos, doar uma das coisas que mais ama foi uma das melhores experiências da sua vida. “Essa ação foi uma surpresa para mim. Nunca cortei mais do que as pontinhas do meu cabelo e não imaginava que sairia hoje daqui com esse novo visual, mas estou muito feliz com isso tudo. Sei que estou ajudando a fazer uma pessoa feliz e isso é incrível”, conta a estudante que se emocionou enquanto cortava as mechas.
O evento contou, ainda, com uma palestra sobre o câncer de mama. Na ocasião, o professor Ítalo Morais, coordenador do curso de Fisioterapia da UNINASSAU, falou sobre a doença, prevenção e tratamento. Durante a palestra, alunas e parceiros da campanha puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências. De acordo com a coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Priscila Sá, esta é uma causa que merece receber toda a atenção possível. “É de fundamental importância falar de saúde, bem-estar e beleza durante essa campanha do Outubro Rosa. Melhor ainda é poder estimular nossos alunos a estarem envolvidos em ações sociais como essa”, comenta.
Quem não participou dessa ação, que é uma parceria do curso de Estética e Cosmética com o Mundo do Cabeleireiro, ainda pode ajudar. Além dos cabelos, que devem ter o mínimo de 15 centímetros, a UNINASSAU está arrecadando leite em pó até o final do mês. As arrecadações estão sendo feitas no Bloco E e serão destinadas ao Hospital do Câncer. As doadoras de cabelos deverão escrever uma cartinha que será entregue à paciente junto com a peruca.
Comentários