Por Aline Pinho
Estudantes do 3° semestre do curso de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Lauro de Freitas, venceram o desafio do projeto Trote Legal, que este ano trabalhou o tema desarmamento infantil. A turma, do período matutino, recolheu cerca de 450 brinquedos e jogos que estimulam a violência e, em troca, doou kits escolares.
Como forma de parabenizar a equipe campeã pelo empenho na iniciativa, os estudantes terão um dia de lazer em Barra do Jacuípe, no próximo dia 5 de maio para desfrutar momentos de diversão, com direito a piscina e feijoada.
A estudante e vice-líder da turma, Paloma Barreto, contou que em sala muitos colegas são pais, e isso facilitou o trabalho dentro de casa e nas escolas. "Foi importante participar da ação e incentivar pessoas. Nossa equipe se dedicou e tivemos a oportunidade de falar o quanto a educação é essencial", disse.
O segundo lugar do Trote Legal ficou para a turma de Nutrição do 3° semestre, período noturno, que arrecadou 225 objetos, entre brinquedos e dvd’s. Em terceiro lugar ficou a turma de Direito, 1° período matutino que recolheu 194 itens. E na quarta posição está a turma de Pedagogia, do 1° semestre matutino, com 150 brinquedos.
Ao todo, o projeto, que ocorreu entre 28 de março e 20 de abril, recolheu 1.290 itens que remetem a violência. Para a assistente social da instituição, Diana Báfica, a realização do projeto atendeu as expectativas. "As turmas se empenharam para a campanha e conseguiram chamar atenção dos pais e crianças para esses brinquedos que não são adequados para o desenvolvimento infantil", afirmou.
Os produtos recolhidos serão destruídos no início de junho na praça do Campo Grande, em Salvador. Posteriormente, um monumento, ainda sem local e data definidos, será construído com os itens quebrados.
Comentários