A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau tem um grande compromisso com a valorização dos esportes e promoção dos direitos de pessoas com deficiência. Prova disso é que a Instituição realizará, de 24 a 26 de agosto, mais uma edição do Programa Atletas Saudáveis, que inclui o Festival Atletas Jovens e os Jogos Locais das Olimpíadas Especiais. Os eventos são voltados para pessoas com deficiência intelectual e acontecem em parceria com a Special Olympics Brasil, uma organização internacional que promove treinamentos e competições em diversas modalidades esportivas para pessoas com deficiência intelectual, a Prefeitura da Cidade do Recife e o Lions Club Recife.
A programação terá início na quinta-feira (24) com a capacitação dos diretores clínicos e voluntários que atuarão com os atletas inscritos no Programa. Este será o primeiro treinamento da América Latina e irá reunir profissionais de diversas áreas. Na ocasião, serão apresentadas as disciplinas que formam a iniciativa: FunFitness, Pés Legais, Audição Saudável, Sorrisos Especiais, Promoção da Saúde e Abrindo teus Olhos.
Já na sexta-feira (25), terão início as atividades do Festival Atletas Jovens. O evento acontecerá no Ginásio Esportivo da UNINASSAU, das 8h às 14h, e está focado no atendimento de crianças de 2 a 7 anos com deficiência intelectual de cinco instituições de Recife: AMAR, APABB, CERVAC, GURI, NOVO RUMO. Neste momento, serão desenvolvidas atividades físicas, lúdicas e pré-desportivas.
No sábado (26), acontecerão os Jogos Locais das Olímpiadas Especiais, no COMPAZ Ariano Suassuna, das 9h às 15h. Cerca de 150 atletas jovens e adultos, com e sem deficiência, irão competir em três modalidades: Atletismo, Futsal e Natação. Estudantes e professores dos cursos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Odontologia da UNINASSAU estarão diretamente envolvidos nas cerimônias, competições e iniciativas de saúde.
Nestas atividades os competidores passarão por exames padronizados mundialmente, que gerarão dados para realização de pesquisas de apoio ao Programa e melhorias de políticas de saúde. As consultas oferecidas durante todo o cronograma serão nas áreas de Oftalmologia, Ortopedia, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição.
A UNINASSAU é parceira das Olimpíadas Especiais desde a primeira edição do evento, realizada em 2016. De acordo com a professora do curso de Educação Física da Instituição e uma das organizadoras da ação em Recife, Ana Zélia Belo, esta é uma ótima oportunidade de proporcionar aos estudantes um momento de socialização e produção de conhecimento. “É um privilégio atender a esse público e promover momentos de inclusão social, entendendo que o esporte é sim uma ferramenta. Nós podemos e devemos, enquanto instituição educacional, promover esses momentos na formação dos nossos estudantes e promover essa cidadania da pessoa com deficiência intelectual”, comenta.
Participação Especial – Os eventos realizados em Recife contarão com a participação de Lucy Meyer, uma atleta norte-americana com paralisia cerebral ativa nas Olímpiadas Especiais desde 2013. A jovem de 16 anos é altamente engajada com as causas que lutam pelos direitos das crianças com deficiência e é representante mundial do esporte e da pessoa com deficiência da UNICEF.
Para o coordenador de Responsabilidade Social da UNINASSAU, Sérgio Murilo Jr., a participação da atleta é inspiradora. “É uma grande satisfação para nossa Instituição poder receber uma jovem idealista e comprometida com causas sociais. O seu desenvolvimento comprova que todos os esforços para promover a inclusão de pessoas com deficiência são recompensadores. E isso só reforça o nosso compromisso em continuar apoiando esse tipo de iniciativa”, comenta.
O conselheiro da Special Olympics Brasil, Thomas Goman, comenta a parceria e apoio da Instituição de Ensino Superior em Recife. “A UNINASSAU tem sido grande um motor ao proporcionar oportunidades para essa população e tem apoiado a Special Olympics Brasil com voluntariado capacitados, fornecimento de equipamentos e a infraestrutura para todos os nossos atletas. Esperamos que esse exemplo de apoio ao movimento de integração e de inclusão social seja seguido em todo o Brasil”, finaliza.
SERVIÇO:
24/08 - Treinamento dos diretores clínicos e voluntários
25/08, das 8h às 14h - Festival Atletas Jovens | Ginásio Esportivo da UNINASSAU - Rua Guilherme Pinto,114, Derby (Bloco A)
26/08, das 9h às 15h - Jogos Locais das Olimpíadas Especiais | COMPAZ Ariano Suassua - Rua Gal. San Martin, 1208, San Martin
Comentários