Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Cultura


Espetáculo "A escola de Wirantin" está em cartaz na UNINASSAU

Com entrada gratuita, as sessões serão realizadas às 19h e às 19h30 desta terça-feira
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 20/11/2017 - 16:57 - Atualizado em: 20/11/2017 - 17:00
Peça A Escola de Wirantin
Peça A Escola de Wirantin será apresenta nesta terça-feira

“A escola de Wirantin”. Esse é o nome do espetáculo que será apresentado na Faculdade UNINASSAU Belém, nesta terça-feira (21), nas sessões de 19h e 19h30, no bloco Quintino da Faculdade. O elenco é formado por alunos do curso de Pedagogia e conta com a direção do ator e também aluno do curso Cláudio Barros. O público poderá conferir a apresentação gratuitamente, com inscrições pelo site da UNINASSAU.

O espetáculo "A escola de Wirantin" é baseado na obra do escritor e professor paraense Daniel Munduruku "A força de um apelido". A história trata sobre um jovem indígena que deixa sua aldeia para estudar na cidade grande. A peça aborda questões relacionadas a relações étnico-raciais, tolerância e diversidade cultural.

Segundo Daniel Munduruku, quando um indígena é chamado de índio, ele entra em um grupo de pessoas iguais entre si, uma forma de apagar a identidade de cada um — ou seja, é uma palavra que acaba diminuindo o indígena. “Eu sou um indígena Munduruku, esse é meu povo com três mil anos de história. É um povo completo e que resolve suas necessidades de maneira própria”, afirmou.

O teatro quanto expressão artística é capaz de gerar transformações no meio social. A prática teatral favorece experiências que vão além do processo de integração e do enriquecimento da criatividade, de acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da UNINASSAU, Gissele Tadaiesky. “A vivência teatral promove a ampliação da visão de mundo, estimula e desenvolve a consciência cultural e auxilia o indivíduo a se organizar em grupo, desenvolvendo a consciência da coletividade. Sendo assim, o teatro permite moldar o ser humano e, portanto, julgamos ser importante introduzir essa experiência para os estudantes e futuros professores”, concluiu.

Comentários