Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Responsabilidade Social


Especialistas ressaltam a importância de hábitos saudáveis para os homens

Coordenadores de Enfermagem e Nutrição da UNINASSAU Maceió apontam higiene pessoal e alimentação equilibrada como essenciais
Assessoria de Comunicação Por: 25/11/2024 - 11:45
Por Mark Nascimento
 
De acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022, os homens brasileiros apresentam taxas de mortalidade mais altas do que as mulheres em todas as faixas etárias ao longo da vida. A maior disparidade ocorre entre os 15 e 34 anos, quando os óbitos masculinos superam os femininos, principalmente devido às chamadas "causas externas", como acidentes de trânsito, homicídios, suicídios e outras formas de violência.
 
No entanto, outras causas podem contribuir para essa diferença, como a falta de hábitos saudáveis, que afetam diretamente as condições de saúde do homem. Julio Oliveira, coordenador do curso de Enfermagem da UNINASSAU Maceió, aponta quais exames regulares devem ser realizados. “Aferição da pressão arterial, glicemia em jejum, hemograma, colesterol, exames de urina, avaliação física, verificação vacinal e, quando necessário, exames para avaliação da próstata, como PSA e toque retal”.
 
Uma boa noite de sono, com repouso adequado, é essencial para o corpo. A privação compromete o processo de renovação das células, aumentando o risco de desenvolver doenças. “Álcool e tabaco são prejudiciais à saúde, especialmente em altas doses, pois desorganizam o metabolismo e favorecem o crescimento de células cancerígenas. Reduzir o consumo ou evitá-los é uma forma eficaz de prevenção contra cânceres comuns em homens, como os de pele e próstata”, alerta o coordenador.
 
Julio Oliveira também destaca a importância de manter bons hábitos de higiene, pois a falta de uma rotina pode deixar resíduos invisíveis a olho nu no corpo. “Isso pode levar a infecções que, se não tratadas, evoluem para problemas mais graves. Realizar a higiene íntima adequada, como aparar os pelos pubianos, lavar bem o pênis com água e sabão neutro, retraindo o prepúcio e higienizando a glande, pode ajudar a prevenir doenças, como o câncer de pênis, um dos mais temidos entre os homens”.
 
De acordo com Cristianni Gusmão, coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Maceió, uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais, cereais e gorduras saudáveis contribui para a redução do risco de obesidade. “Essas escolhas ajudam ainda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Além disso, uma dieta adequada, aliada à prática regular de exercícios e uma boa qualidade de sono, pode reduzir o risco de desenvolver doenças graves, como o câncer de próstata”.

Comentários