Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Especialistas alertam sobre os cuidados com a diabetes

No Brasil, a população com a doença cresceu 60% em 10 anos
Assessoria de Comunicação Por: Gabriella Moura 19/06/2019 - 18:00

O Dia Internacional da Diabetes, celebrado dia 27 junho, é uma grande oportunidade para alertar sobre a prevenção e cuidado com a diabetes. Atualmente, são 16 milhões de brasileiros que convivem com a doença. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), entre os anos de 2006 e 2016 essa população cresceu 61,8%.

Após o diagnóstico, o grande desafio é o controle da doença. “O tratamento da diabetes (seja tipo 1 ou 2) é bem personalizado e contínuo, com a administração da insulina ou comprimidos orais, e aliado à alimentação adequada garante uma maior qualidade de vida ao paciente. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente os medicamentos para diabéticos”, orientou a farmacêutica e professora da UNINASSAU Petrolina, Maria Alice Bezerra.

O nutricionista e professor da UNINASSAU, Rafael Pinheiro, acrescenta que a doença está ligada aos hábitos alimentares. “É importante ter uma dieta equilibrada com alimentos com baixo teor glicêmico, ricos em fibras, reduzindo a ingestão de alimentos gordurosos e calóricos, além de ficar sempre atento à quantidade de carboidratos”, alerta.

Sede intensa, urina em excesso, coceira no corpo são os principais sintomas da diabetes e podem se manifestar em qualquer idade. A diabetes tipo 1 costuma surgir na infância e adolescência, enquanto a tipo 2 está mais relacionada à obesidade e má alimentação.

Diabetes: 1 e 2

A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune tratada com uso de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas para controlar o nível de glicose no sangue.

Já o tipo 2 é caracterizada quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou a produção é insuficiente. Pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar, mas, em alguns casos, é necessário o uso de insulina e/ou outros medicamentos.

 

Comentários