por Jônatas Lima
A Teoria do Bem Viver, fundamentada no conhecimento indígena, é um conceito que se opõe ao “Viver Melhor”, que seria uma proposta do capitalismo neoliberal. Traz a ideia do “sumak kawsay”, expressão dos povos andinos, ou seja, repartir os bens para que todos possam viver bem. Para debater o assunto, a UNINASSAU Digital realiza palestra on-line, no dia 27 de abril, às 19h, com o professor de Geografia e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Armando Peres Quintas Neto.
O ponto central da teoria é a vida humana em perfeita harmonia com a natureza, na qual todas as formas de vida convivem sob os mesmos princípios fundamentais. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da UNINASSAU Digital, Rozário Azevedo, é importante debater o assunto, trazendo nossas perspectivas de como ver o mundo, especialmente no mês em que se comemora o Dia da Terra.
“Esse conceito do Bem Viver nos traz a reflexão sobre o que é o verdadeiro desenvolvimento. Com a palestra, propomos esse tipo de questionamento. As raízes do ser humano estão na natureza e para ela devemos olhar não como exploradores, mas como protetores”, afirmou Rozário.
As inscrições podem ser feitas no site extensao.uninassau.edu.br. O link de acesso à palestra pode ser encontrado na página do evento.
Comentários