
por Renato Araújo
Os cuidados com a saúde bucal infantil devem ser redobrados a partir dos quatro anos de idade, quando a arcada dentária da criança começa a ser formada. A recomendação é que a higienização bucal da criança seja feita com a supervisão dos pais e responsáveis. A constatação é da Dra. Armiliana Soares, docente do curso de Odontologia do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Campina Grande.
“A criança, em um primeiro momento, vai querer ter autonomia para fazer a higienização sozinha, mas ela não vai conseguir se não tiver alguém orientando. Então, é importante ter sempre uma supervisão dos pais, porque depois a criança vai fazer sozinha. E mesmo que comecem a fazer só, eles (os pais) precisam ver se a higienização está correta, se os restos de comida foram removidos dos dentes”, orienta Armiliana.
Sobre o creme dental, em virtude da grande variedade, os pais acabam ficam em dúvida qual usar. No entanto, a professora sublinha que a marca não é o mais importante, mas sim a maneira correta de escovação. “Tem que se levar em consideração a quantidade de pasta utilizada. Para crianças até quatro anos de idade, coloca-se uma quantidade mínima de pasta, equivalente a um grão de arroz. Já crianças de até seis anos, uma quantidade que equivale a um grão de ervilha”, sugere.
Os cuidados com os alimentos também é algo que precisa ser observado, porque afeta diretamente a dentição das crianças. A professora Armiliana explica que muitos pais, nos primeiros anos de vida do filho, proíbem o consumo de alimentos com açúcar em excesso, como bombons e balas. “É importante frisar que esses alimentos têm retentivos, que ficam grudados nos dentes traseiros, aumentando a incidência de cárie”, pontua.
A professora sugere que o ideal, para a criança ter uma boa saúde bucal, é escovar os dentes duas vezes ao dia. “De preferência de manhã, após o café, e à noite, antes de ir dormir”, completa. Outra sugestão é buscar um cirurgião-dentista, logo quando nascerem os primeiros dentes, para identificar se tem ou não problemas de saúde bucal. “O ideal é ir ao dentista a cada três meses, caso tenha problemas graves. Caso contrário, as visitas podem acontecer de seis em seis meses”, finalizou.
Comentários