
Por Juan Lapa
Com os constantes aumentos nas tarifas de energia, muitas pessoas procuram formas de economizar o consumo de casa e fazer mudanças na rotina, porém muitas não sabem por onde começar. Por isso, é importante identificar os principais equipamentos considerados “vilões do consumo” e as condutas a serem seguidas.
"Priorizar o consumo eficiente dos equipamentos ajuda a diminuir os gastos desnecessários e entender que o consumo durante os horários de pico pode resultar em tarifas mais elevadas", destaca Gustavo Luna, professor do curso de Engenharia Elétrica da UNINASSAU Recife, campus Graças. O especialista listou os principais vilões da conta de energia da sua casa.
Aparelhos eletrodomésticos ineficientes:
Classificação de eficiência: equipamentos com baixa classificação de eficiência (como A ou A++) consomem mais energia, como geladeira, chuveiro elétrico e ar-condicionado. Este último é um dos maiores responsáveis pelo alto consumo de energia nas casas, sobretudo em períodos mais quentes. Isso porque esses aparelhos exigem uma grande quantidade de eletricidade para resfriar o local.
Com o objetivo de economizar, mantenha a temperada do equipamento mais alta e assim que ficar em um clima agradável, deixe entre 25°C a 27°C. Também faça manutenções constantes para o aparelho siga em pleno funcionamento; tecnologia: aparelhos mais antigos utilizam tecnologias defasadas nas quais não otimizam o consumo.
Iluminação:
Lâmpadas incandescentes: Estas convertem apenas uma fração da energia em luz, enquanto o resto é perdido em forma de calor. A mudança para LEDs pode reduzir o consumo em até 80%; iluminação desnecessária: falta de sensores ou temporizadores pode levar ao uso em excesso e desnecessários em alguns casos.
Equipamentos em modo standby:
Consumo Fantasma: Muitos dispositivos continuam a consumir energia, mesmo quando desligados, como TVs e carregadores, o que pode representar uma parte significativa do consumo total. Apesar da modernidade, os televisores atuais, principalmente de grande tela e alta definição, podem consumir mais energia. Por isso, é importante usar o modo economia de energia e regular o brilho da tela.
Além disso, computadores, impressoras e equipamentos de escritório contribuem negativamente para o consumo significativo, já que, na maioria das vezes, permanecem ligados por grande parte do dia. Então, procure reduzir o gasto quando possível e desligue os equipamentos se não estiverem em uso.
Sobrecarga de circuitos:
Distribuição de carga: usar muitos aparelhos em um único circuito pode causar perdas de energia devido à resistência nos cabos, além de sobrecarregar a rede elétrica. Assim, é importante planejar bem os circuitos a fim de não gerar um grande salto na conta de luz.
Comentários