Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Especialista alerta sobre os cuidados especiais com emoção durante a copa

Manter-se calmo e adotar pequenas atitudes relaxantes ainda continuam sendo a melhor maneira de fugir da ansiedade
Assessoria de Comunicação Por: Carlos Costa 29/06/2018 - 10:59
Imagem mostra um torcedor
Incidência de pacientes em emergências cardíacas nos hospitais foi aproximadamente três vezes maior
O futebol é uma paixão nacional presente há décadas na vida dos brasileiros. A Copa do Mundo desperta entre os fanáticos muita emoção carregada de ansiedade e estresse. Quem poderia esquecer da descarga emocional que foi o fatídico momento da semifinal em 2014 para a Alemanha, em casa, com placar de 7 a 1?
 
Dados mostram que nos dias de jogos da Seleção Brasileira, a incidência de pacientes em emergências cardíacas nos hospitais foi aproximadamente três vezes maior, sendo o diagnóstico mais comum o infarto.
 
Controlar a ansiedade e o estresse durante os jogos é uma tarefa difícil? A coordenadora de Psicologia da Faculdade UNINASSAU São Luís, Yram Miranda, acredita que a melhor forma de evitar qualquer risco à saúde, continua sendo a prevenção. “É claro que, diante de uma disputa muito aguardada pelos torcedores é difícil controlar a emoção, mas é possível ficar firme durante o torneio. Portanto, o mais indicado é estar em dia com acompanhamento médico, e principalmente, manter-se calmo para evitar qualquer tipo de frustração ou aumento da pressão, por exemplo”, explicou.
 
De fato, a cobrança pela sexta estrela no currículo esportivo do futebol brasileiro desperta o estresse e a inquietação de muitos expectadores, por outro lado, a especialista alerta sobre evitar sensações de desilusão após os jogos. “É necessário estar preparado para o que pode acontecer, tanto de forma ruim ou boa. O importante é enxergar os torneios como uma disputa saudável e relacionar o campeonato como um símbolo de diversão e aproximação entre as pessoas”, afirma a psicóloga.
 
Sobre a possibilidade de a seleção brasileira alcançar a grande final da Copa do Mundo de 2018, a especialista garante que o controle da expectativa é o grande aliado para dominar a emoção. “Sei que não podemos nos robotizar e ficar indiferentes em um momento tão esperado por todos.  Por outro lado, devemos mentalizar que estamos jogando com os melhores do mundo, desta forma, podemos nos preparar para emoções boas e ruins”, acredita.
 
Especialistas garantem que adotar pequenas atitudes no calor da emoção, tais como, inspirar pelo nariz profundamente, pensar em coisas boas, positivas e relaxantes podem reduzir o nível de estresse e ansiedade.

Comentários