Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9999

Notícias › Responsabilidade Social


Especialista alerta para os riscos da dieta carnívora

Nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Maceió explica qual dieta é a mais adequada
Assessoria de Comunicação Por: 01/11/2024 - 14:06
Por Mark Nascimento
 
Com o verão se aproximando, muitas pessoas estabelecem metas para alcançar o corpo desejado, frequentemente ajustando a alimentação. No entanto, elas nem sempre escolhem a abordagem mais adequada, como é o caso da dieta carnívora, que consiste no consumo exclusivo de alimentos de origem animal, incluindo carnes, órgãos, vísceras, peixes, ovos e laticínios, e apresenta um teor extremamente baixo de carboidratos.
 
A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UNINASSAU Maceió, Cristianni Gusmão, alerta para os riscos associados à dieta carnívora. “Seguir essa modalidade pode levar à deficiência de nutrientes essenciais, como a vitamina C, encontrada apenas em frutas cítricas, além de fibras, cruciais para o bom funcionamento do intestino e o controle do diabetes”.
 
Além de restringir a ingestão de nutrientes essenciais, esse tipo de consumo eleva o risco de doenças, como o câncer intestinal. “Quando esses alimentos são consumidos na forma crua, por exemplo, pode resultar em infecções bacterianas, como salmonella e Escherichia coli, além de problemas relacionados a parasitas, como a taenia,” explica a nutricionista.
 
Segundo Cristiani Gusmão, a dieta mais adequada para cada pessoa deve ser elaborada por um nutricionista, que considera as necessidades específicas do paciente. “Esse profissional é o único qualificado para prescrever um plano alimentar, pois ele leva em conta fatores como a condição fisiológica, faixa etária, grupo populacional, presença de doenças e aspectos econômicos, sociais e religiosos”.
 

Comentários