Equipamentos desenvolvidos por estudantes auxiliam em tratamento fisioterápico

Materiais fabricados artesanalmente contribuem para reabilitação de pessoas em comunidades carentes
Assessoria de Comunicação Por: Roberto Pinheiro 22/12/2016 - 18:45
imagem mostra equipamento

Durante o semestre 2016.2, estudantes da Faculdade Maurício de Nassau desenvolveram equipamentos artesanais que auxiliam no tratamento fisioterápico dos moradores das comunidades de Fortaleza que não tinham assistência do material. Cerca de 60 alunos do 5º semestre do curso de Fisioterapia produziram o material a partir da iniciativa da professora Cristiane Oliveira, que instigou a veia criativa através de um trabalho acadêmico da cadeira de Prótese e Órtese.

Após a elaboração dos artefatos, os estudantes identificaram a necessidade do público-geral no acesso aos mecanismos tendo em vista o alto-custo de mercado. Desta forma, decidiram disponibilizar os itens para turmas que prestam serviços de atendimento básico em comunidades de Fortaleza, como o Pau Fininho e a Maravilha.

Para a professora Cristiane Oliveira, idealizadora da construção dos materiais a princípio, o projeto serviu para dar dinamismo à disciplina, mas ganhou proporções maiores. “As órteses começaram a ficar tão boas que começamos a fazer doações para professores que estão acompanhando estágios em atenção básica. Fazemos uma análise prévia para definir o paciente que tem maior indicação para receber o material produzido pelos alunos”, pontua.

Para mais informações e contribuição no auxílio às comunidades carentes atendidas pelo curso de Fisioterapia, os interessados devem entram em contato através do telefone 3201-2427 ou no e-mail ricardo.albuquerque@mauriciodenassau.edu.br.