Por Maya Santos
Cursar o ensino superior requer organização, disciplina e assuntos absorvidos da forma correta, tanto para ter boas notas nas provas como para aplicar os conhecimentos na vida profissional, que geralmente acontece de forma simultânea à graduação.
Por isso, é necessário que você compreenda exatamente quais são os gêneros acadêmicos que podem te auxiliar na faculdade. Quer saber mais? Então, continue a leitura!
Os gêneros acadêmicos têm objetivos diferentes e são ferramentas que facilitam a comunicação entre alunos, professores e pesquisadores. Dentre eles, estão resumo, resenha e fichamento. Você sabe a diferença?
Se sua resposta foi não, entenda agora, de uma vez por todas, como utilizar esses gêneros:
RESUMO
No resumo, condensamos as principais informações que falam sobre determinado assunto de forma direta. É importante destacar os principais temas de um livro, filme ou documento, por exemplo, assim o leitor terá uma prévia e saberá se o assunto é relevante ou não.
Essa técnica é muito utilizada na realização do Trabalho de Conclusão de Curso, como resumo técnico-científico. Desta forma, você saberá se o que você precisa para um seminário, por exemplo, será encontrado naquele arquivo.
Dentre as formas de fazer um bom resumo, há a técnica de sumarização. No livro “Resumo”, da Anna Rachel Machado, existem sete estratégias básicas, que são:
1. Apagamento de conteúdos que sejam de fácil dedução;
2. Apagamento de expressões que indicam sinônimos ou explicações;
3. Apagamento de exemplos;
4. Apagamento das justificativas de uma afirmação;
5. Apagamento de argumentos contra a posição do autor;
6. Reformulação das informações utilizando termos mais genéricos;
7. Conservação de todas as informações, pois todas elas podem ser resumidas.
Entendeu como funcionam as estratégias? Agora é só praticar!
>> Volta às aulas: Como se organizar para manter a matéria em dia durante do semestre
RESENHA
Ao contrário do resumo, o objetivo da resenha é apresentar novas obras ao público, como livros, filmes ou conteúdos semelhantes, com informações relevantes para compreender o assunto com teor crítico. Ou seja, o texto trará em sua estrutura uma análise crítica, seja no último parágrafo ou ao longo do conteúdo.
Para fazer uma boa resenha é necessário compreender as características, que são:
Descrição da obra;
Resumo das informações contidas no texto-base;
Ter citações da obra resenhada para ilustrar o comentário;
Ter a opinião da leitora sobre o texto-base;
Estar atenta à coerência, para organizar as ideias de modo lógico, e a coesão, para ligar as partes do texto, assim evitamos repetição de palavras.
FICHAMENTO
Agora, vamos entender o que é um fichamento. Diferente do que falamos acima, o fichamento é um método de registro e armazenamento de informações que, por meio de fichas, facilita o acesso a vários conteúdos sobre o assunto que desejamos pesquisar.
Dentre as características dessa técnica, estão o fichamento de conteúdo, bibliográfico e de citações. Saiba qual a função de cada uma das formas a seguir:
Fichamento de conteúdo: Destaca a ideia-base do autor da obra e suas justificativas sobre o tema.
Fichamento Bibliográfico: Além da síntese, também deve ser feita uma análise descritiva da obra.
Fichamento de citações: Registra citações da obra. As citações devem ser transcritas tal qual o conteúdo original e devem estar entre aspas.
Agora que você já sabe o que cada um desses gêneros significa e como deve ser utilizado, vamos começar a praticar? Comenta aqui a sua experiência!
Comentários