Por Paula Caroline Cruz
A engenharia é uma profissão que utiliza da sua ciência para proporcionar, com responsabilidade, o desenvolvimento da sociedade a partir de estudo, planejamento e análise de projetos. É, sem dúvidas, uma área abrangente, que já conta com mais de 30 áreas, cada uma com especialização em um campo. E para valorizar esse ramo que é tão importante para o crescimento do país, foi criado no Brasil o “Dia da Engenharia”, comemorado no dia 10 de abril.
Os benefícios da engenharia para o mundo são datados desde que o homem descobriu a roda e passou a estudar mecanismos para fazê-la funcionar. Atualmente, tudo ao nosso redor tem envolvimento com uma ou mais das especialidades, como exemplo, a água que bebemos, que passa por engenheiros civis, ambientais, mecânicos, elétricos, químicos e de minas, até estar em condições de consumo.
De acordo o professor da UNINASSAU, o engenheiro Emanuel Zanardini, a gama de atuação dos engenheiros é muito ampla, não se limitando apenas ao título. “Associam muito Engenharia civil às obras, por exemplo, mas existem inúmeros engenheiros atuantes que nunca pisaram em um canteiro de obra, preferindo atuar em consultorias, projetos, planejamentos, manutenção, perícias, orçamentos, avaliações, topografia, meio ambiente, licitações, dentre outras atividades”, comenta.
“Além disso, obras de engenharia geram inúmeros empregos, até porque o aumento da utilização de energia por fontes renováveis abriu novos horizontes para a Engenharia no Brasil, com um aumento considerável do número de empregos nesta área”, completa.
A partir disso, a UNINASSAU Feira de Santana reconhece a necessidade de Engenheiros capacitados no Brasil, afinal é uma das profissões que permitem o individuo a contribuir para a manutenção da qualidade de vida e desenvolvimento técnico, cientifico social e econômico.
Comentários