
“Para ser um bom profissional de enfermagem, a pessoa tem que gostar de pessoas e de cuidar delas, tem que ser apaixonado”. Foi assim que a coordenadora do curso de Enfermagem da UNINASSAU, Terezinha Lima, resolveu resumir o ofício das mulheres e homens que se dedicam assistir quem precisa. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 3,5 milhões de trabalhadores na área da saúde no país, sendo 50% atuantes na enfermagem.
A responsabilidade que carrega não é pouca, portanto, a formação é de extrema importância e qualidade é ponto prioritário para a UNINASSAU. Por isso, o curso na instituição conseguiu ficar em destaque no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), sendo eleito o melhor entre todas as entidades privadas em Pernambuco e aparecendo também em uma ótima posição no ranking nacional. “Isso se deve à qualidade do ensino, à equipe de docentes e à estrutura dos nossos laboratórios, que habilitam os alunos para a profissão”, aponta Terezinha.
Na UNINASSAU os futuros enfermeiros e enfermeiras, podem contar com disciplinas de saúde geral e pública que incluem alimentação e nutrição, conhecimento e os métodos do cuidar, psicologia, farmacologia, cuidado ao adolescente, cuidado à saúde de mulher, cuidado ao recém-nascido e à criança, entre muitas outras. A principal missão deste profissional é participar do processo saúde-doença, atendendo em função da prevenção, proteção e reabilitação da saúde das pessoas, oferecendo cuidado de forma mais próxima e pessoal a cada paciente.
O curso tem integralização em 5 anos (10 semestres) e conta com dois semestres de estágio obrigatório supervisionado, somando 400 horas. Todos os profissionais de enfermagem, são preparados e se formam com a capacidade de cuidar e prestar atendimento à maioria dos casos de enfermidade, além de estarem aptos para cargos administrativos e gerenciais na área de saúde, sempre respeitando o código de ética da profissão. As áreas são muitas: de geriatria a pediatria, passando por cirúrgica e psiquiátrica até obstetrícia.
Comentários